Conheça o CRMES
Conheça o CRM
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Espírito Santo é uma autarquia federal que possui atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica. Criado em 30 de setembro de 1957, pela Lei nº 3.268, regulamentada pelo Decreto nº 44.045 de 19 de julho de 1958, o Conselho tem por objetivo ser o órgão fiscalizador do exercício profissional.

Em 30 de junho e 24 de novembro de 1958 foram baixadas pelo Conselho Federal de Medicina as “Instruções” no sentido de organizar um pleito eleitoral nas capitais do Brasil para compor os corpos de conselheiros regionais.

Os primeiros conselheiros do CRM-ES foram eleitos, por chapa única, em 18 de julho de 1959. Na ocasião, tomaram posse como membros efetivos Carlos Pandolpho Teixeira, Constantino Vicentini, Luiz Buaiz, João Carlos de Souza, Virgílio Britto de Souza Neto, Jorge Abikair, Jair Andrade, Wilson Champoudry de Mattos e Jurandir Décio Frossard. E como membros suplentes Victor Santos Neves, Wilson Simões Ferreira, Amantino Soares, Benito Zanandrea, Aloir Gonçalves Simões, Adir Gomes, Delmiro Coimbra, Maria José Marsiglia, Alzir Bernardino Alves. Para o cargo de delegado efetivo foi eleito Wilson Champoudry de Mattos e como suplente Luiz Buaiz. Já o comando do Conselho ficou a cargo do médico Luiz Buaiz – nosso primeiro presidente.

Nessa época o CRM-ES não possuía sede própria, tanto que a apuração dos votos ocorreu no “Centro de Saúde”, situado na Rua Cais São Francisco, s/n, Centro de Vitória.

Já em 1963, quando se deu a eleição seguinte, os trabalhos do CRM-ES foram realizados na sede a Associação Médica do Espírito Santo (Ames), então situada na Av. Governador Bley, edifício Banco Mineiro da Produção, sala 609. Neste mesmo local,o Conselho de Medicina funcionou até meados de 1978.

No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas, nesse mesmo ano o Conselho toma uma postura inovadora e cumpre o princípio da economicidade, adquirindo salas para que pudesse exercer suas atividades sem sede própria. A partir de então, as salas 1708 e 1709 do edifício Ames, localizado na Rua Alberto de Oliveira Santos, Centro de Vitória, passaram a abrigar a sede do CRM-ES.

Com o aumento da demanda e o conseqüente crescimento das atividades, foi necessário adquirir outras salas para ampliar as instalações e possibilidade melhor atendimento ao médico. Com isso, em 1996, a sede do CRM-ES passou a ocupar um conjunto de oito salas no mesmo andar do Edifício Ames.

Outra grande conquista, também impulsionada pela necessidade de maior conforto e melhor atendimento à classe médica, foi a construção da nova e atual sede do Conselho de Medicina, cujas obras tiveram início no exercício de 2001. Em local de fácil acesso, boa localização e facilidade de estacionamento, a sede do CRM-ES está localizada na rua Professora Emília Franklina Mululo, em Bento Ferreira. Sua inauguração se deu em 15 de novembro de 2002, com o médico contando atualmente com um prédio de quatro andares digno de ser visitado por toda a classe médica.

Na atual sede estão a disposição do médico, entre outros espaços físicos e serviços, a Biblioteca “João Luiz de Aquino Carneiro”, aberta de segunda à sexta-feira, das 12 às 19 horas. A biblioteca recebeu esse nome em homenagem ao médico que foi um dos primeiros professores de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e também conhecido pelo seu gosto pela leitura e talento para a escrita. O espaço está aberto também aos estudantes de Medicina.

A Biblioteca do CRM-ES tem o objetivo de informar a atualizar a classe médica nos assuntos referentes à Ética, à bioética, ao biodireito e matérias afins. Além disso, disponibiliza acesso por meio da Internet para levantamentos bibliográficos e pesquisa de assuntos médicos científicos nos principais sites inerentes ao conhecimento médico.

O Conselho de Medicina disponibiliza também para a classe médica, sem custo adicional, um auditório com 90 lugares equipado com sonorização, data show, telão e um espaço na área externa para ser utilizado pelas sociedades de especialidade, cooperativas médicas, clínicas e hospitais. Este espaço foi recentemente coberto para evitar transtornos com chuva ou excesso de sol e instalada uma churrasqueira para proporcionar maior informalidade, mais alternativa e incentivo às confraternizações médicas.

Para finalizar, em 06/12/06 foi oficialmente lançado o site do CRM-ES, proporcionando aos médicos maior facilidade em busca de informações e também aquisição, on line, de segunda via de documentos. Nosso site é inclusive provedor de e-mail. Basta o médico criar o seu login e se cadastrar para receber um endereço eletrônico com o final @crm-es.org.br. Visite o nosso site!

A diretoria do CRM-ES entende que para defender os interesses da classe médica, sempre pautado na ética, é necessário contar com pessoas íntegras que idealizam e colocam suas idéias em prática. A história do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo não termina aqui. Acreditamos que estamos apenas no começo de uma história de grandes conquistas e muitas realizações.