Rede dos Conselhos de Medicina
Novembro Azul

Atenção ao câncer de próstata! O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) chama a atenção da população masculina para os cuidados e a prevenção necessários ao câncer de próstata.

Agora, no mês de novembro, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado lançaram o movimento Novembro Azul. O objetivo é orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e do PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas o preconceito masculino com o exame ainda é grande.

Pesquisa realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. Enquanto isso, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que o número estimado de novos casos de câncer de próstata no Brasil é de 60 mil.

 A doença

 O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens e sua detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.

Agora em 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) iniciou uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: “o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 40/45 anos para homens com casos na família e negros”.

O movimento Novembro Azul conta com o apoio do CRM-ES.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner