Rede dos Conselhos de Medicina
Abertas inscrições para o processo seletivo do curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria

Está disponível no site da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) o edital e o formulário de inscrição para o curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para Prática da Preceptoria / docência da Abem. O prazo de inscrição vai até o dia 31 de março.  O link  é  http://www.abem-educmed.org.br/precep_lista.php, onde também constam todas as informações necessárias.

O objetivo é implementar um programa de desenvolvimento de competência pedagógica para a prática da preceptoria na Residência Médica, pautado pelos princípios do SUS e diretrizes curriculares nacionais de graduação em medicina.

São oferecidas vagas para cursos nos 12 Centros de Referência e nos seis centros colaboradores integrantes do Projeto Preceptoria Abem. Todos se caracterizam por serem escolas médicas de instituições de ensino superior, públicas, associadas e participantes de um ou mais dos projetos Abem (avaliação institucional, internato, teste do progresso, urgência e emergência) além de estarem localizadas em regiões do país estratégicas para o desenvolvimento das atuais políticas públicas.

Centro de Referência é aquele que, tendo formado a 1.ª turma em 2012 , dá continuidade às ações locais de formação de preceptores. São 12 Centros, UFAC, UFBA, UFC, UFG, UFMA, UFMT, UFMS, UFPA, UFPE, UFRN, UFRR e UFT.

Já o Centro Colaborador é aquele que participa da organização e oferta da 1.ª Turma de um curso do Projeto Preceptoria. São seis novos centros: UFAM, Ufes , UFSC, UFU, UNESP e UNILA.

Importante destacar que todos os centros de referência e colaboradores oferecem o mesmo modelo de curso, validado na Fase I do Projeto Preceptoria Abem. Cabe destacar que cada candidato interessado deverá escolher apenas um Centro de Referência ou Colaborador para realizar sua inscrição.

Número e distribuição de vagas

O curso oferece 30 vagas. Destas, 5 são reservadas para médicos e/ou docentes que exercem a preceptoria médica e serão indicados pelo Centro Colaborador que sedia o Curso, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Duas vagas são destinadas aos preceptores que atuam nos níveis centrais da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (1) e de Estado da Saúde do Espírito Santo (1).

Da Inscrição e Seleção

Todos os candidatos, inclusive aqueles indicados pelo Centro Colaborador da Ufes e das secretarias de Saúde, deverão efetivar a sua inscrição, exclusivamente, via internet até o dia 31 de março de 2015,  por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da ABEM (www.abem-educmed.org.br).

A inscrição deverá ser realizada impreterivelmente dentro do prazo determinado e cada candidato selecionado receberá mensagem eletrônica pelo e-mail fornecido na inscrição, informando sobre o resultado final da seleção que também estará disponível no site de referência.

A Abem se responsabilizará pela análise das inscrições e publicação da lista com ordenamento classificatório de todos os candidatos com destaque aos selecionados. Do resultado da seleção não cabe recursos.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner