Inscrição Secundária

A modalidade de "Inscrição Secundária" é aquela que o médico abre uma inscrição em outro Estado (destino), mantendo a inscrição primária no CRM de origem.

O médico poderá manter quantas inscrições secundárias desejar. Neste caso, contudo, deverá pagar as anuidades em todos os CRMs onde estiver inscrito, independentemente de estar exercendo ou não a Medicina naquele(s) Estado(s), até que solicite e obtenha o cancelamento da(s) respectiva(s) inscrição(ões).

Para a Inscrição Secundária, o médico deve, primeiramente, solicitar no CRM do Estado de origem, o Certificado de Regularidade, documento este, enviado de Conselho para Conselho. Somente após confirmado o recebimento do referido Certificado, é que poderá ser dada entrada no processo de inscrição, que poderá ser feita na sede do CRMES ou em uma de suas Regionais, (ABRIR O LINK) munido dos seguintes documentos:

Pré-Inscrição ON–LINE

Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos solicitados, que passarão a ser nossa base de dados permanente após a efetivação do registro.

Inscrição

Após preenchimento da Pré-Inscrição ON–LINE e do recebimento do diploma, compareça ao CRMES munido da seguinte documentação:

• Original e cópia simples (frente e verso) do diploma de médico, Declaração ou Certidão de Colação de Grau.
  • Carteira Profissional de Médico ORIGINAL (couro verde);
  • 02 (duas) fotos coloridas, recentes e iguais, tamanho 3×4, com as seguintes especificações: o rosto do portador deverá estar de frente; fundo branco; não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção; não poderá utilizar óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça.

Deverão ser apresentados também os seguintes documentos:

• Original e cópia simples da carteira de Identidade — RG (de preferência) e ou carteira de motorista, se não houver RG;
  • Original e cópia simples do CPF;
  • Original e cópia simples do documento militar – frente e verso (CAM, com informações atualizadas após a formação para apresentação às Forças Armadas);
  • Original e cópia simples do título eleitoral e "Certidão de Quitação Eleitoral", que poderá ser retirada no site do TSE. ANEXAR O LINK.
  • Original e cópia simples do Comprovante de endereço atualizado.

As cópias solicitadas devem ser legíveis (dados e foto), pois o Setor de Registro de Médicos não realiza cópias de documentos.

1. Somente será recebida a documentação se a mesma estiver completa;
  2. Deverá ser informado o grupo sanguíneo e fator RH;
  3. Em caso de mudança de nome por motivo de casamento ou determinação judicial, deverão ser apresentadas original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
  4. Caso o profissional não possua a Carteira Profissional de Médico, por motivo de extravio ou roubo, deverá apresentar o Boletim de Ocorrência pertinente, para que o CRM de destino emita a 2ª via.

Procedimentos

O CRM de origem deverá encaminhar diretamente ao CRM de destino, por e–mail, o Certificado de Regularidade do médico;

Após confirmar a chegada do Certificado de Regularidade (documento que autoriza a Inscrição Secundária no CRMMG), dirigir–se à sede ou a uma das Regionais para apresentar os documentos ora solicitados.

Para solucionar dúvidas, contatar o Setor de Registro de Médicos do CRMES pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.