Transferência

A modalidade de "Transferência" é aquela que ocorre quando o médico se inscreve em um novo Estado, cancelando sua inscrição no CRM de origem.

Para a Transferência, o médico deve, primeiramente, solicitar no CRM do Estado de origem, o Certificado de Regularidade com fins de Transferência, documento este, enviado de Conselho para Conselho. Somente apôs confirmado o recebimendo do referido Certificado, é que poderá ser data entrada no processo de inscrição, que poderá ser feita na sede do CRMES ou em uma de suas Regionais, munido dos seguintes documentos:

• Carteira Profissional de Médico (capa de couro verde);
  • 02 (duas) fotos coloridas, recentes e iguais, tamanho 3x4, com as seguintes especificações: o rosto do portador deverá estar de frente; fundo branco; não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção; não poderá utilizar óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;

Deverão ser apresentados também os seguintes documentos:

• Original e cópia simples do diploma de conclusão do curso de Medicina;
  • Carteira Profissional de Médico original (couro verde);
  • Original e cópia simples da carteira de Identidade-RG (a carteira de motorista não substitui este documento / o nome do médico constante neste documento deverá ser o mesmo do diploma / o RG deverá estar atualizado no que se refere a nome, fotografia e assinatura);
  • Original e cópia simples do CPF;
  • Original e cópia simples do documento militar frente e verso (CAM, com informações atualizadas após a formação para apresentação  às Forças Armadas);
  • Original e cópia simples do Título Eleitoral e "Certidão de Quitação Eleitoral", que poderá ser retirada no site www.tse.gov.br;

As cópias solicitadas devem ser legíveis (dados e foto), pois o Setor de Registro de Médicos não realiza cópias de documentos.

• Somente será recebida a documentação se a mesma estiver completa;
  • Deverá ser informado o grupo sanguíneo e fator RH;
  • Em caso de mudança de nome por motivo de casamento ou determinação judicial, deverão ser apresentadas original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.

Procedimentos

• O CRM de origem deverá encaminhar diretamente ao CRM de destino, por e–mail, o Certificado de Regularidade do médico;
  • Após confirmar a chegada do Certificado de Regularidade (documento que autoriza a Inscrição Secundária no CRMMG), dirigir–se à sede ou a uma das Regionais para apresentar os documentos ora solicitados.
  • Para solucionar dúvidas, contatar o Setor de Registro de Médicos do CRMES pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • No caso de mudança de nacionalidade, deverá ser apresentada a documentação comprobatória;

Caso o profissional não possua a Carteira Profissional de Médico, por motivo de extravio ou roubo, deverá apresentar o Boletim de Ocorrência pertinente, para que o CRM de destino emita a 2ª via.