Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Concurso aberto em Cachoeiro desrespeita a classe médica

Lamentavelmente, mais um processo seletivo, desta vez publicado pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, oferece aos médicos um salário indigno e totalmente desrespeitoso: R$ 970,69 para 20 horas semanais. O piso salarial da categoria, fixado pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), é de R$ 13.847,93 mensais para esta mesma carga horária semanal.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), Carlos Magno Pretti Dalapicola, verificou que o edital do concurso oferece quase 90 vagas com médicos - dentre as 331 ofertadas para 31 áreas distintas. Isso indica que o caos existente no serviço básico de saúde de Cachoeiro de Itapemirim permanecerá, assim como a má gestão municipal.

Dalapicola acrescenta que a realidade apresentada por esse processo seletivo mostra claramente a sobrecarga de trabalho e o desrespeito para com os profissionais da saúde. "Lamentamos a postura do gestor municipal e adotaremos as medicas cabíveis para evitar a proliferação do caos. Mais uma vez, chamamos a atenção dos médicos para avaliar a sua inscrição nesse tipo de concurso", orienta.

Assim como nos demais processos seletivos em que foram oferecidos salários incompatíveis com a responsabilidade e o tempo de estudo da profissão do médico, e também em observância ao piso Fenam, o CRM-ES alerta novamente aos interessados em prestar concurso público que reflitam bastante antes de participarem de tais processos que oferecem remuneração desrespeitosa para a categoria.

E, mais uma vez, alertamos: pensar que, após aprovado em concurso público e exercendo as atividades profissionais, conseguirá reverter esse desrespeitoso relacionamento entre empregador e empregado é se deixar enganar. Um acordo ou contrato profissional precisa ser iniciado de forma justa e respeitosa, de modo a dignificar o profissional e a representar, como dito, o nível de responsabilidade por ele assumido.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© CRMES 2013 - Rua Professora Emilia Franklin Mululo, n. 228 - Bento Ferreira - Vitória, ES - CEP 29.050-730
Telefones | Matriz: (27) 2122-0100 - Fax: (27) 2122-0117 • Colatina: (27) 3721-5310 • Cachoeiro de Itapemirim: (28) 3522-7589 • São Mateus: (27) 3763-3989 • Linhares: (27) 3372-2993