Trabalho do CRM-ES ajuda MP a cobrar melhorias na Saúde

O Ministério Público convocou reunião, realizada na tarde de ontem (2/5), com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Samu 192, do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria e do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo – o presidente e o médico Fiscal do CRM-ES, respectivamente, Carlos Magno Pretti Dalapicola e Mauro Antônio Bof, participaram do encontro. O objetivo foi discutir melhorias no atendimento médico prestado à população.

O trabalho de fiscalização realizado pelo Conselho nas unidades de saúde pública, além de denunciar problemas existentes que comprometem o trabalho dos médicos e, consequentemente, o atendimento aos pacientes, fortalece as ações do Ministério Público na busca por soluções.

O último Relatório de Fiscalização do CRM-ES no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria data de 5 de março de 2018, quando foi constatado que de forma geral o local segue nas mesmas condições apontadas nos relatórios lavrados em 2016. Cabe também ressaltar que em 2016 foram realizadas duas fiscalizações (agosto e novembro) e nos anos de 2005, 2006, 2011, 2013 e 2015 outras vistorias foram realizadas pela equipe do CRM-ES, também constatando irregularidades.

De acordo com Carlos Magno Pretti Dalapicola, na reunião de ontem foram discutidas e cobradas soluções para minimizar os graves problemas existentes no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, como também na rede referenciada, o que inclui assistência básica de saúde e Programa de Saúde da Família.

O MP, com apoio do CRM-ES, cobrou soluções e convocará uma nova reunião para que sejam apresentadas pelo Governo do Estado alternativas viáveis para solucionar os problemas.

OS PROBLEMAS NO ANTÔNIO BEZERRA DE FARIA

• Superlotação
  • Pacientes internados em macas nos corredores
  • Climatização deficiente em vários ambientes.
  • Paredes com infiltrações e mofo
  • Buraco no gesso do teto de corredor
  • Paredes com azulejos quebrados
  • Pintura descascada
  • Portas danificadas
  • Pacientes com necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva internados em ambientes inadequados e por longo período até sua transferência – ou óbito no local
  • Corredores com equipamentos obstruindo o trânsito de pessoas

Veja abaixo imagens feitas pela Fiscalização do CRM-ES, no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, no mês de março deste ano.

img 1706img 1707img 1708img 1714img 1719img 1722img 1723