Rede dos Conselhos de Medicina
Sociedade Brasileira de Neurocirurgia promove educação gratuita para neurocirurgiões e residentes
Ações do bem na pandemia: Sociedade Brasileira de Neurocirurgia reúne especialistas em projeto gratuito de educação continuada
 
Sociedade Brasileira de Neurocirurgia encontrou oportunidade para reunir especialistas nacionais e internacionais, para fornecer gratuitamente conteúdo de qualidade. Sucesso da iniciativa despertou interesses de parcerias no Brasil e no mundo.
 
A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) comemora o alcance do NeuroWeek, seu projeto de cursos online que acontece desde a suspensão dos eventos presenciais, recomendado pelas autoridades governamentais. Idealizado pelo seu presidente, Dr. Luis Alencar Borba, os webinars alcançaram a expressiva marca de 97 países, 728 cidades e cerca de 1.000 participantes por aula. Apenas as aulas de base de crânio, por exemplo, contou com 3.772 acessos simultâneos, ao total dos 5 dias.
 
Neste momento delicado de transformação mundial, os profissionais da saúde estão vulneráveis, mesmo os que atuam fora na linha de frente do novo coronavírus estão suscetíveis à contaminação. Mas o atendimento não pode parar e, por isso, nunca foi tão importante o reforço da capacitação profissional, para uma prestação de serviço médico qualificado e seguro.
 
“Com a pandemia, tivemos uma queda muito grande das atividades neurocirúrgicas. Isto gerou uma redução de aproximadamente 85% das cirurgias de coluna; 90% das cirurgias de distúrbios de movimentos; e 50% das cirurgias cranianas e de tumores cerebrais”, explica o Dr. Borba.

Tudo isso gerou à entidade grande preocupação com os pacientes que necessitam de atendimento cirúrgico e, devido ao estado de alerta gerado a toda a população, ficaram receosos de realizarem os procedimentos e internação hospitalar. Da mesma forma, os especialistas tiveram suas atividades restritas, desde atendimento ao paciente à participação de cursos, congressos, atividades científicas e especializações.

“Pensando nisto, a SBN desenvolveu um cronograma de cursos para atualização dos neurocirurgiões e residentes. Desta forma, poderíamos intensificar a parte teórica da formação deles. Para a nossa surpresa, logo no primeiro dia, as vagas foram preenchidas nos primeiros minutos de aula, tínhamos 500 vagas disponíveis”, conta o presidente.

Por meio do NeuroWeek, palestras são transmitidas gratuitamente, de segunda à sexta-feira, com renomados especialistas da neurocirurgia, nacionais e estrangeiros. As semanas são temáticas e já foram abordados tópicos de: anatomia, base de crânio, vascular, oncologia, coluna, nervos periféricos, pediatria e atualizações de traumas cerebrais, conteúdos médico-científicos e a relação com o atendimento nos tempos de COVID-19. Vale salientar que é a primeira vez na história que uma sociedade médica produz um webinar para falar sobre os nervos periféricos, dedicando uma semana inteira a esta subespecialidade que pode ser trabalhada por neurocirurgiões, ortopedistas e cirurgiões plásticos.
 
O sucesso da iniciativa despertou o interesse de outras sociedades médicas do Brasil e do Mundo, para se associar aos eventos, como América Latina, Oriente Médio, América do Norte e Europa, o que ampliou o espectro de ações.

“Este sucesso se deve ao atual momento, interesse dos neurocirurgiões e qualidade dos expositores, que se dá pela grande relação internacional que a SBN tem. Em que os webinars passaram a ser, além de uma palestra, uma maneira informal de ensinar. Neurocirurgiões do mundo todo, altamente capacitados, podem perguntar, informar e participar”, detalha Dr. Borba.
 
A SBN tem como missão promover a formação continuada de neurocirurgiões brasileiros e estende esse conhecimento a residentes e estudantes de medicina de todo o Brasil, por meio de congressos e encontros regionais. “Sem dúvida, não haveria esse sucesso se não fosse o alto nível de qualidade da neurocirurgia brasileira. A SBN se sente muito valorizada pelo esforço realizado por todos e pelo reconhecimento mundial neste momento de pandemia.”, ressalta Dr. Borba.
 
Confira algumas parcerias internacionais:
  • Sociedade Brasileira de Coluna (SBC);
  • Sociedad Mexicana de Cirugía Neurológica;
  • Federación Latinoamericana de Sociedades de Neurocirugía (Flanc);
  • World Federation Neurosurgical Societies;
  • World Federation Skull Base Society;
  • Asociación Mexicana De Cirujanos De Columna;
  • Sociedad Iberolatinoamericana de Columna (SILACO).
Para participar dos cursos, os interessados devem acessar o site ou as redes sociais da SBN para verificar o link da semana:portalsbn.org/ @sbn.neurocirurgia. Certificados serão emitidos aos participantes.
 
Serviço
O que:NeuroWeek - webinar de neurocirurgia 
Quando:de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h
Como acessar:basta realizar a inscrição no link do tema da semana, divulgado no site e redes sociais da SBN:portal.sbn.org/instagram.com/sbn.neurocirurgia
Sobre a SBN:

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – A SBN é uma associação de médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil. Fundada há 63 anos, em 1957, tem aproximadamente 3000 sócios, sendo a terceira maior do mundo na especialidade. Sua missão é garantir o progresso da Neurocirurgia, por meio do incentivo ao aprimoramento da formação do neurocirurgião brasileiro, do monitoramento da prática profissional e da representação dos interesses dos neurocirurgiões. Mantém atividades regulares e ininterruptas no treinamento, ensino e formação do médico especialista em Neurocirurgia, seguindo protocolos e padrões que a colocam entre as melhores do mundo, conforme reconhece a WFNS – World Federation of Neurosurgery. Site: www.portalsbn.org / Instagram @ sbn_neurocirurgia

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner