Rede dos Conselhos de Medicina
Mês de prevenção ao câncer de próstata

O Brasil deve registrar só neste ano cerca de 65 mil casos de câncer de próstata, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Historicamente, aproximadamente 30% dos casos de câncer entre homens é de próstata, o maior entre todos os tipos desta doença para o público masculino.

A estimativa é de que um homem morra a cada 38 minutos no Brasil de câncer de próstata.  Você não quer fazer parte desta estatística, não é? Vá ao urologista regularmente, especialmente após os 45 anos, se tiver fatores de risco, e a partir dos 50 anos, se não tiver fatores de risco, e faça todos os exames que ele recomendar.

Prevenção e tratamento

Para garantir a cura do câncer de próstata é preciso fazer o diagnóstico precoce. O urologista vai avaliar seu histórico familiar e fará os exames necessários para avaliar as possíveis alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Um dos exames quase sempre indicados pelo médico é o de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Uma parte considerável dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados já pela alteração no toque retal. Mas outros exames poderão ser solicitados em caso de suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e tem como função principal, junto com as vesículas seminais, produzir o esperma. Fica localizado abaixo da bexiga.

Sintomas da doença

O câncer de próstata não apresenta sintomas na sua fase inicial. Por isso, o acompanhamento médico regular é tão importante. Quando alguns sintomas aparecem, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Veja, abaixo, os sintomas mais comuns na fase avançada da doença

• Dor óssea
• Dor ao urinar
• Vontade de urinar com frequência
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

Fatores de risco

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio
• Raça: homens negros têm maior incidência desse tipo de câncer
• Obesidade

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner