O Conselho de Medicina realizou, no dia 7 de março, mais uma cerimônia de jubilamento dos médicos capixabas. A homenagem aos profissionais que completaram 70 anos foi no Auditório da Autarquia, respeitando toda as normas sanitárias. Outras quatro solenidades de jubilamento serão realizadas neste mês de março. A próxima será neste dia 9 de março.

A cerimônia do dia 7 e do dia 9 homenageiam os médicos que completaram 70 anos em 2020 (elas não foram realizadas naquele ano por conta da pandemia de Covid-19). Outras três, nos dias 14, 16 e 21 março, homenageiam os médicos que completaram 70 anos neste ano de 2022.

O presidente do Conselho, Dr. Fabrício Otávio Gaburro Teixeira, abriu a solenidade, emocionado pelo contato com tantos ex-professores. “Vocês abriram as portas para muitos dos profissionais que estão em atividade.”.

Dr. Fabrício Gaburro, para demonstrar a importância dos médicos mais experientes, citou um trecho de uma carta que Isaac Newton mandou a um amigo, no Século XVII. “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”.

Entre os jubilados da noite, o cirurgião geral e médico do trabalho, Dr. Dionísio Avanza Filho foi um dos oradores do grupo. Ele, que foi conselheiro do CRM-ES entre os anos de 1988 a 1998, também lembrou, a exemplo do presidente Dr. Fabrício Gaburro, a importância que os seus antecessores tiveram na sua trajetória como cirurgião. “Hoje estamos entregando o bastão aos nossos filhos e netos, para que eles possam dar a melhor assistência possível à população.”.

Outro a falar durante o evento foi o pediatra Dr. Rubens José da Cruz, que também é juiz de direito. Ele ressaltou a importância da relação médico-paciente, citando sua trajetória no interior do Estado do Amazonas, logo depois que deixou a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), onde se formou.

Na mesma linha, o cirurgião geral e médico do trabalho, Dr. Jovenal Marchesi Mariano, construiu uma carreira no interior, na cidade de Montanha. “A gente tem de aprender a dar conta de tudo”, disse o médico. Para os colegas mais jovens, lembrou da importância do cuidado com o paciente e do quanto o dom para a profissão é fundamental: “Não é fácil ser médico”.

Também homenageada na noite, a dermatologista Dra. Eliane Silveira da Silva, lembrou do esforço dos pais para formar uma filha na faculdade de Medicina e aconselhou aos que pretendem cursar Medicina que o façam pensando mais no paciente do que no retorno financeiro que a profissão pode trazer.

O pediatra e médico do trabalho Dr. Jairo Cuzuol Ribeiro agradeceu a homenagem e fez questão de falar da importância do CRM-ES, a quem conhece muito bem. O médico já foi conselheiro e secretário-Geral do Conselho, entre os anos de 2003 e 2008. Para ele, a Autarquia tem uma importância fundamental para a busca permanente e o desenvolvimento de uma medicina de qualidade.

OS JUBILADOS

ALOISIO FALQUETO