As mudanças ocorridas no início do ano passado no formato do Programa de Educação Médica Continuada (PEC), realizado pelo CRM-ES, resultou em uma participação maior dos médicos que atuam no interior do Estado.

A equipe organizadora do PEC, coordenada pelo conselheiro e secretário-geral do Conselho, Severino Dantas Filho, consultou as seccionais e os médicos para que os temas a serem apresentados nos cursos melhor atendessem às necessidades locais.

O resultado dessa iniciativa foi muito bom, pois o PEC conseguiu abordar os temas de maior interesse de cada região do Estado, aumentando, inclusive, a participação local durante os cursos e palestras.

Agora, a equipe do PEC prepara a revisão de sua grade de cursos e palestras para este ano. Todas as delegacias seccionais do Conselho estão sendo consultadas para a avaliação não somente dos temas, mas também dos dias, locais e horários dos cursos.

Severino Dantas Filho solicita, inclusive, que os médicos enviem para suas seccionais sugestões para o PEC deste ano, o que inclui locais, horários e temas a serem debatidos. A participação dos médicos é de suma importância. Afinal, o PEC é voltado exclusivamente para a classe médica.

O CRM-ES está ouvindo o médico e indo aonde ele está. Os médicos que atuam na Grande Vitória também devem enviar suas sugestões para que a equipe de educação continuada do Conselho avalie a necessidade de incluir a Grande Vitória na programação do PEC.

Até o momento, esclarece Severino Dantas Filho, poucos cursos e palestras foram realizados emVitória devido à grande quantidade de eventos médicos realizada na capital capixaba pelas próprias sociedades de especialidades. Por isso, o foco maior do Conselho, até o momento, foi levar cursos de atualização para o interior do Estado, facilitando a atualização médico-profissional.