Pode entrar, a casa é sua! O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) está de portas abertas para o médico capixaba. Nossa gestão tem por princípio a necessidade de ampliar os canais de informação e os cursos de atualização, a interlocução com o profissional local e os serviços de fiscalização das condições de trabalho. Queremos EDUCAR MAIS PARA PUNIR MENOS.

O Conselho de Medicina tem como função essencial a luta por uma medicina de qualidade, que só pode acontecer se os profissionais capixabas tiverem acesso a unidades de saúde que ofereçam condições mínimas de trabalho, uma remuneração decente e informação de qualidade, por meio de cursos, de palestras e de atualizações científicas, além de ampliar os canais com os quais o CRM-ES se comunica com o médico e a com a sociedade.

Por isso, o CRM e o CFM que estão na ponta, junto com as outras organizações representativas da categoria, na luta árdua em busca de melhores condições de trabalho, para os profissionais, e de atendimento, para a sociedade.

A imagem que se consolidou ao longo dos anos é de que o Conselho é basicamente um órgão judicante, responsável pelo controle da profissão e por punir o médico, sem contar a cobrança de anuidade e toda a burocracia necessária para o registro profissional e das empresas médicas. Como Presidente do CRM-ES preciso esclarecer que a Autarquia tem sim papéis judicantes e cartoriais, mas o nosso trabalho vai muito além dessas atribuições.

Temos lutado pela justa melhoria das condições de trabalho, que implicam, inclusive, no nosso debate permanente com as autoridades públicas e com outros órgãos de controle sobre a remuneração mínima adequada para o cumprimento da nossa rotina de trabalho.

Estamos em campo, também, fiscalizando e brigando pelo cumprimento das condições de atendimento médico, especialmente nas unidades públicas de saúde, onde enfrentamos mais problemas e que tem a responsabilidade de atender a maior parte da população do Estado.

Informação

Agora estamos voltados para a ampliação dos meios de informação para o médico, investindo mais nos programas de qualificação, a exemplo do Programa de Educação Médica Continuada (PEC), dos cursos de urgência e emergência, recentemente oferecidos, e da rede de propagação do conhecimento, por meio presencial e digital.

Intensificamos, recentemente, o canal de YouTube do CRM-ES e aumentamos, sobremaneira, nossas publicações nas outras mídias sociais e no nosso site. Com mais informação, temos a certeza de uma queda acentuada nos pequenos “deslizes éticos”, percebidos por nós, em muitos casos, como resultado de desinformação.

Durante este duro momento de pandemia, o mais desafiador da história da medicina no mundo, ampliamos os meios de acesso dos médicos aos nossos serviços digitais, como esforço para permitir que problemas cartoriais e judicantes pudessem ser agilizados por meio de ferramentas on-line seguras, disponíveis, sobretudo, no nosso site.

O CRM-ES é sensível ao momento, aos problemas que você, médico, enfrenta hoje e está adotando todas as medidas possíveis para apoia-lo e para facilitar sua vida, de acordo com as normas legais.

Estamos, sempre, de portas abertas para você. Informe-se, siga nossas mídias sociais, leia nossos e-mails, jornais e publicações técnicas. E procure o Conselho sempre que sentir necessidade.

Seja bem-vindo, sempre, à sua casa.

* Dr. Fabrício Otávio Gaburro Teixeira é presidente do CRM-ES