O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) vê com muito otimismo as iniciativas das esferas governamentais do país no sentido de agilizar a campanha de imunização contra o novo Coronavírus.

Entende ser este o mais importante procedimento no enfrentamento de uma pandemia que assola toda a humanidade.

Desta maneira, o Conselho entende que toda organização deva ser subordinada às esferas tecnicamente competentes e responsáveis pela logística da conduta, isto é, elaboradas pelas instituições ligadas à área da saúde em seus níveis constituintes (federal, estadual e municipal).

O CRM-ES não acha prudente que outros segmentos alheios aos já acima nominados, sejam eles políticos ou judiciais, se sobreponham aos determinantes emanados dos poderes adequados, a não ser quando em salvaguarda dos direitos constitucionais do cidadão.

O sistema Anvisa é um órgão de Estado e não de Governo, por isso é independente e apresenta predicados técnicos, materiais e humanos no sentido de determinar e pactuar com todas as unidades federadas aquilo que for de melhor para a sociedade brasileira, trabalhando, nesse caso, em conjunto com o Programa Nacional de Imunização.

O CRM-ES acredita, finalmente, que respeitadas todas as prerrogativas dos segmentos envolvidos na campanha, seja possível atingir, em curto espaço de tempo, a resolução dos agravos dessa calamidade em todo o território nacional.

Aprovado em Reunião de Diretoria, no dia 06 de janeiro de 2021.

CRM-ES