A modalidade de “Inscrição Secundária” é aquela que o médico abre uma inscrição em outro Estado (destino), mantendo a inscrição primária no CRM de origem.

O médico poderá manter quantas inscrições secundárias desejar. Neste caso, contudo, deverá pagar as anuidades em todos os CRMs onde estiver inscrito, independentemente de estar exercendo ou não a Medicina naquele(s) Estado(s), até que solicite e obtenha o cancelamento da(s) respectiva(s) inscrição(ões).

Para a Inscrição Secundária, o médico deve, primeiramente, solicitar no CRM do Estado de origem, o Certificado de Regularidade, documento este, enviado de Conselho para Conselho. Somente após confirmado o recebimento do referido Certificado, é que poderá ser dada entrada no processo de inscrição, que poderá ser feita na sede do CRMES ou em uma de suas Regionais, (ABRIR O LINK) munido dos seguintes documentos:

  • Original do diploma de médico, Declaração ou Certidão de Colação de Grau.
  • Carteira Profissional de Médico ORIGINAL (couro verde);
  • 02 (duas) fotos coloridas, recentes e iguais, tamanho 3×4, com as seguintes especificações: o rosto do portador deverá estar de frente; fundo branco; não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção; não poderá utilizar óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
  • Original da carteira de Identidade — RG (de preferência) e ou carteira de motorista, se não houver RG;
  • Original do CPF;
  • Original do documento militar – frente e verso (CAM, com informações atualizadas após a formação para apresentação às Forças Armadas);
  • Original do título eleitoral e “Certidão de Quitação Eleitoral”, que poderá ser retirada no site do TSE. ANEXAR O LINK.
  • Original do Comprovante de endereço atualizado;
  • Original do Certificado de conclusão de Residência médica credenciada pelo MEC ou titulo de especialista e/ou área de atuação emitido pela AMB.

Importante

  1. Somente será recebida a documentação se a mesma estiver completa;
  2. Deverá ser informado o grupo sanguíneo e fator RH;
  3. Em caso de mudança de nome por motivo de casamento ou determinação judicial, deverão ser apresentadas original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
  4. Caso o profissional não possua a Carteira Profissional de Médico, por motivo de extravio ou roubo, deverá apresentar o Boletim de Ocorrência pertinente, para que o CRM de origem emita a 2ª via.

Procedimentos

O CRM de origem deverá encaminhar diretamente ao CRM de destino, por e–mail, o Certificado de Regularidade do médico;

Após confirmar a chegada do Certificado de Regularidade (documento que autoriza a Inscrição Secundária no CRMMG), dirigir–se à sede ou a uma das Regionais para apresentar os documentos ora solicitados.

Para solucionar dúvidas, contatar o Setor de Registro de Médicos do CRMES pelo e-mail: medico@crmes.org.br

Youtube Instagram Facebook
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.