O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) vem a público informar que seu posicionamento em relação ao tratamento precoce contra Covid-19 baseia-se no respeito ao princípio da autonomia profissional do médico assistente que, de comum acordo com seu paciente, decide pela melhor conduta a ser instituída nos cuidados necessários.

Reconhece também que, em razão do dilema de consciência de cada um, esta conduta não desmerece àqueles que, subordinados aos preceitos científicos que fundamentam sua maneira de proceder, optam por alternativas mais conservadoras respaldadas por políticas públicas de saúde, estando isentos, portanto, de responder eticamente a este Conselho no mérito desta matéria.

Vitória, 14 de julho de 2020