O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) promove, no dia 9 abril, às 16h, um encontro com os principais gestores da área da saúde que atuam na defesa dos interesses do governo e da sociedade em questões relacionadas à saúde pública. O objetivo é discutir ações conjuntas para combater o exercício ilegal da medicina no Espírito Santo, que coloca em risco a saúde da população capixaba.
Além das autoridades que representam órgãos de defesa do consumidor e da saúde e gestores públicos, o CRM-ES convida as sociedades de especialidades a mandarem um representante de cada uma delas para o evento, a fim de participar das discussões sobre os problemas enfrentados por médicos de diversas áreas de atuação.
Foram convidados para o encontro, representantes do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde, do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor, do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor e do Centro de Apoio Operacional Criminal (todos ligados ao Ministério Público do Espírito Santo -MPES), do Tribunal de Justiça, da Vigilância em Saúde, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, da Assessoria Jurídica do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), além de diretores e conselheiros do CRM-ES.
O encontro tem especial importância pelo avanço de profissionais não médicos no atendimento à população em áreas exclusivas de atuação do médico, colocando em grave risco a sociedade capixaba, segundo a coordenadora do evento e da Comissão de Defesa Prerrogativas Contra o Exercício Ilegal da Medicina do CRM-ES, Dra. Rochelle Pagani. Ela lembra da quantidade crescente de notícias sobre erros graves provocados por esses falsos médicos, que tem levado pacientes a sequelas irreversíveis e até a morte.
Em debate, estarão a segurança dos pacientes, a qualidade dos serviços de saúde, a prevenção dos chamados erros médicos, a proteção contra fraudes e charlatanismo, o respeito à legislação e a confiança na profissão médica.
As sociedades de especialidades interessadas em mandar um representante, favor passar mensagem com o nome e a função do médico dentro da entidade para eventos@crmes.org.br.