O edital 001/2016 do processo seletivo simplificado para médicos, publicado pelo município de São Roque do Canaã, dia 11, é um verdadeira afronta à classe médica.

Enquanto o piso salarial da nossa categoria, divulgado pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), é de R$ 12.993,00 para 20 horas semanais de trabalho, o Município estabelece o valor de R$ 2.472,15 para o médico exercer suas atividades nas mesmas 20 horas semanais.

O desrespeito com nossa categoria chega ao ponto de o mesmo edital publicar os valores de R$ 1.670,09 para 12 horas semanais e de R$ 3.253,16 para 24 horas de trabalho semanal.

O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) orienta os médicos capixabas a colocarem a mão na consciência antes de participar de concursos públicos que ofereçam salários desrespeitosos para a nossa categoria, haja vista o nível de responsabilidade do ato médico.

Pensar que, após aprovado em concurso público e exercendo as atividades profissionais, conseguirá reverter esse desrespeitoso relacionamento entre empregador e empregado é deixar se enganar. Um acordo ou contrato profissional precisa ser iniciado de forma justa e respeitosa, de forma a dignificar o profissional e a representar, como dito,  o nível de responsabilidade por ele assumida.

Diretoria do CRM-ES