O CRM-ES faz um alerta aos médicos registrados sobre a fraude em boletos bancários. Para se proteger dos golpistas, a melhor maneira é baixar o boleto diretamente do site do CRM-ES (www.crmes.org.br), pelo CRM-ES Virtual, e antes de confirmar o seu pagamento ou o agendamento do pagamento por um aplicativo bancário, verificar a razão social (Conselho Regional de Medicina do Estado do Espírito Santo) e o CNPJ (31.300.999/0001-18) no documento que viabiliza o embolso.

O melhor é não pagar o boleto na boca do caixa, no banco ou em Casas Lotéricas (o funcionário raramente vai conferir dados além do valor do documento), porque os pagamentos/agendamentos nos aplicativos de Banco e no Internet Banking lhe permitem conferir os dados de quem receberá o crédito antes de finalizar o pagamento. Evite, também, imprimir o boleto, já que muitos golpistas utilizam softwares específicos para conseguir fraudar o documento no momento da impressão. Além disso, mantenha o antivírus do computador sempre atualizado.

Alguns outros cuidados também ajudam muito a evitar os golpes, como verificar se os seus dados estão corretos: nome completo (sem abreviações), CPF, endereço e valores.

Confira, ainda, se o código de barras do boleto continua com a mesma numeração no ato do pagamento/agendamento e, antes de confirmar a operação, observe se os dados (beneficiário e pagador) estão corretos, conforme o boleto.

Em caso de dúvida, faça contato pelos canais apropriados do CRM-ES, para confirmar a informação que recebeu.