A Assembleia Legislativa do Espírito Santo realizou ontem (14) uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Médico (18 de outubro). Durante o evento, foi concedida a Comenda Dr. Afonso Schwab a profissionais que atuam no Estado.
Médicos e parlamentares aproveitaram o momento para falar sobre os problemas que os profissionais da saúde enfrentam no dia a dia de trabalho e para, mais uma vez, denunciar questões que envolvem a formação de novos médicos, em função do excesso de escolas médicas funcionando no Brasil e no Espírito Santo, o que se agrava pela falta de infraestrutura e pela presença de corpo docente sem a necessária preparação.
A sessão foi proposta pelo deputado Hudson Leal (Republicanos). Em tom de desabafo, o proponente criticou o que chamou de “pseudopolíticos” que “invadem” hospitais para “atacar” profissionais. Hudson defendeu que somente o Conselho Regional de Medicina (CRM) pode fiscalizar a atividade médica e, diante desse cenário adverso, encampou a proposta de criação de uma Delegacia de Polícia Especializada na Proteção aos Profissionais de Saúde.
Proliferação de escolas
O Dr. Weverton Silva Santana, médico anestesiologista, intensivista e perito judicial, fez o discurso em nome dos médicos homenageados, enfatizando a dedicação à profissão e a “proliferação” de escolas médicas (veja o discurso na íntegra). Segundo ele, por todo o Brasil são criadas faculdades de Medicina que carecem de corpo docente qualificado, laboratórios adequados, além de hospitais de ensino.
Como exemplo, Hudson Leal criticou o modelo de seleção da turma extra de Medicina que o Governo Federal visa criar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) — direcionado para os sem-terra — e a decisão do ministro da Suprema Corte, Flávio Dino, reduzindo a autonomia de atribuições dos CRMs.
Médico de homens e de almas
O presidente do CRM-ES, Fernando Avelar Tonelli, também discursou durante o evento. Ele fez um resgate sobre a criação do 18 de outubro, data que remete ao Dia de São Lucas, considerado “médico de homens e de almas”. “É isso que não podemos nos esquecer nunca. Quando estivermos na frente do nosso doente, nós temos que ter compaixão.”
O vice-presidente do CRM-ES, Antônio Carlos Sanches de Oliveira Jr., foi um dos homenageados com a Comenda Dr. Afonso Schwab.