Na primeira reunião da Comissão de Segurança do CRM-ES, realizada nesta quarta-feira (11 de julho), foi definida uma pauta de trabalho, que já indica propostas como a criação de um canal de comunicação mais efetivo para notificar as agressões, o mapeamento dos locais mais inseguros e a garantia do funcionamento de câmeras de videomonitoramento e de um maior policiamento nas unidades de saúde.

O objetivo da Comissão, que quer trazer para a discussão do problema autoridades estaduais e municipais, é debater e apresentar propostas que representem mais segurança para a atuação do médico e demais profissionais da saúde. O grupo quer avaliar os casos de agressão aos profissionais em serviços públicos, privados e filantrópicos, bem como fazer um levantamento estatístico, propor projetos e ações para combater a insegurança nesses estabelecimentos. A ideia é apresentar, junto às autoridades competentes, propostas mitigadoras e medidas de orientação aos profissionais agredidos, além de servir de elo de interlocução com outras autoridades do Estado.

Compõem a Comissão
• CRM-ES;
• Associação Médica do Espírito Santo (Ames);
• Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes);
• Conselho Regional de Enfermagem (Coren);
• Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES);
• Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp);
• Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales);
• Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes).

As primeiras propostas
• Mapear as unidades mais perigosas, nas quais ocorreram agressões verbais e físicas;
• Criar uma estatística das agressões aos médicos e outros profissionais de saúde;
• Propor a participação de gestores públicos nas discussões da Comissão;
• Ativar câmaras de videomonitoramento nas unidades de saúde;
• Solicitar às prefeituras que as guardas municipais participem, efetivamente, da segurança das unidades;
• Criar canais de comunicação mais efetivos, para que os profissionais de saúde possam enviar suas mensagens sobre questões de segurança;
• Criar cartilhas com normas para o trabalho dos profissionais de saúde;
• Propor uma nova legislação sobre a segurança dos profissionais de saúde.