O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo está apoiando a campanha de Prevenção ao Suicídio. Lâmpadas de LED amarelas foram instaladas na entrada do Conselho e um banner sobre o tema foi confeccionado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 90% dos casos os suicídios são preveníveis por estarem associados a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão.

É preciso abrir espaço para campanhas de prevenção e reverter as estatísticas em um mundo em que aproximadamente 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano, 2.200 a cada dia, e um novo caso é registrado a cada 40 segundos. No Brasil, são aproximadamente 12 mil casos por ano, o que dá uma média de 32 suicídios por dia (Dados do Portal G1).

Para enfrentar essa situação, no dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Para dar ainda mais visibilidade a esse grito de alerta em favor da vida, a Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) lançou o movimento Setembro Amarelo.