O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) integra o Comitê Executivo Estadual do Fórum Nacional da Saúde no Estado do Espírito Santo, que tem por objetivo debater as demandas recebidas pela Justiça, bem como a melhor forma de encaminhamento e como evitar a chamada judicialização da saúde.

O presidente do CRM-ES, Carlos Magno Pretti Dalapicola, participou da primeira reunião do Comitê, dia 1.º de dezembro, que discutiu as demandas mais comuns e a chamada judicialização da saúde.

“Estamos debatendo as principais demandas e esclarecendo juízes, promotores e procuradores sobre a rotina médica, a necessidade de exames complementares e a dificuldade de realizar internação por falta de leitos hospitalares. Estamos, também, ouvindo as dúvidas das autoridades do judiciário para prestarmos o melhor esclarecimento e ajuda-las da melhor forma possível no encaminhamento das demandas. Acredito que juntos encontraremos a melhor alternativa”, informou Dalapicola.

Estiveram presentes na reunião do dia 1.º/12: Carlos Magno Pretti Dalapicola (presidente do CRM-ES), Elizabeth Lordes (coordenadora do Comitê), Felipe Horta (juiz do Tribunal de Justiça do ES), Giuliano Piccin (defensor Público), Patrícia Neves (procuradora de Justiça), Guilherme Canaan (procurador do ES), João Vicente Roeder (representante do Sindicato dos Médicos), Daniela de Mello Silva (representante do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário), Priscilla Oliveira (procuradora de Justiça) e Luiz Telvio Valim (assessor jurídico do Sindicato dos Médicos).Reunião TJ 5