Médicos denunciam más condições de trabalho e atraso no pagamento dos salários das equipes de pediatria, clínica médica e enfermaria do Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt, em Domingos Martins, e representantes do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) e Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) vão ao local e se reúnem com os profissionais que atuam no local.

O presidente do CRM-ES, Carlos Magno Pretti Dalapicola, presente, no último dia 17, na vistoria realizada no Hospital e consequente reunião com os médicos, informa que o atendimento em setores ligados à área de pediatria corre o risco de ser suspenso, o que comprometerá também o atendimento na maternidade e, consequentemente, no pronto-socorro.

O presidente do Simes, Otto Baptista, informa que a maior preocupação é com a população da região. “O maior desafio é manter o hospital funcionando. A expectativa não é das melhores, e ela compromete demais os atendimentos. Eu espero que os gestores desse hospital encontrem uma solução financeira para que esse problema seja resolvido. A dívida é grande e o maior problema é a falta de dinheiro”, destacou.

De acordo com o que foi constatado na reunião com os médicos, são três meses de salários atrasados e os profissionais em questão fazem parte de empresas que prestam serviços por meio de contratos e estes atrasos configuram quebra de contrato por parte da instituição.

“Os profissionais têm prazo legal de 30 dias para informar se vão continuar no hospital ou se vão confirmar a saída da instituição, Mas, embora a gestão não esteja arcando com os seus vencimentos, os médicos seguem trabalhando e cumprindo seu papel no contrato”, afirmou o advogado do Simes, Luiz Télvio Valim, também presente na vistoria e reunião com os médicos, dia 17 último.

O Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt é uma unidade hospitalar filantrópica gerida pela Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins (Fhasdomar) e atende a pacientes de diversos municípios do Estado. Além dos moradores de Domingos Martins, também recebe pacientes de Viana, Cariacica, Guarapari, Santa Maria de Jetibá e demais municípios próximos que não conseguem atender toda a demanda existente.

Visita ao Hospital Arthur Gerhardt