Na tarde da última sexta-feira, 31/1, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), Severino Dantas Filho, entregou nas mãos do secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, o “Dossiê da Saúde” mostrando as precárias condições dos estabelecimentos assistenciais existentes no Estado.

Elaborado pelo CRM-ES no período de 26/8 a 3/9/13, o documento reúne 191 páginas contendo relatos e imagens de 35 unidades de saúde instaladas na Grande Vitória e no interior. Apesar de ter sido elaborado no final do ano passado, no dia 21 de janeiro, fiscais do CRM-ES retornaram a dois hospitais de referência do Estado, Infantil Nossa Senhora da Glória e São Lucas, constatando os mesmos problemas existentes em agosto e setembro do ano passado.

Convidado para participar da solenidade, no Palácio Anchieta, para o anúncio das ações de melhoria no atendimento de urgência no Estado, Severino Dantas Filho aproveitou para entregar, nas mãos do secretário nacional Helvécio Magalhães, esse detalhado diagnóstico.

Após receber o documento, Helvécio Magalhães assinou o termo de adesão do Hospital Estadual São Lucas ao Programa SOS Emergências, lançou o Programa Melhor em Casa e anunciou o custeio da Rede de Urgência e Emergência nas regiões Norte, Central e Sul, com repasse de R$ 17,6 milhões por ano.

Detalhes

Com os anúncios feitos por Helvécio Magalhães e pelo governo do Estado, o presidente do CRM-ES cobra, agora, os detalhes dessas ações e os prazos estabelecidos para a real melhoria do setor.

“Toda ajuda é benéfica, mas é preciso agilidade nas ações propostas. Cobramos medidas urgentes para resolver os problemas e gostaríamos de saber os detalhes dessas ações com os devidos prazos de resolubilidade. Foi anunciada a liberação de recursos, mas quando chegam e como serão utilizados? O Conselho de Medicina cobra por ações que realmente representem melhorias concretas para a população”, ressalta Dantas Filho.