O(A) médico(a) com 60 anos de idade ou mais, regularmente inscrito no CRM-ES, que ainda esteja em atividade no consultório ou temporariamente realizando apenas tele consulta, ou que ainda esteja com o consultório fechado devido à pandemia do novo coronavírus, deve se cadastrar no CRM-ES (https://forms.gle/UMyhQbi26y22E1CK9) para ser vacinado contra a Covid-19.

O cadastramento vai até o dia 14/02 e só serão vacinados os que estiverem devidamente cadastrados, já que o Conselho precisa enviar à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a lista contendo nome, idade e número do CRM-ES ativo de cada profissional.

A imunização será feita na sede do Conselho, nos dias 22, 23 e 24/02, em sistema de drive thru para que o médico não precise sair do seu veículo. Após o cadastramento, serão definidos os horários por grupos a serem vacinados. A data e o horário da vacinação serão comunicados a cada médico no e-mail informado na ficha de cadastramento.

Toda a logística para imunização, incluindo local para armazenar as vacinas, profissionais e tendas para o sistema drive thru, será fornecida pela Unimed Vitória. As vacinas, agulhas e demais itens necessários para o processo de imunização ficarão a cargo da Sesa.

Negociação

Em reunião realizada no dia 28 de janeiro entre o Presidente do CRM-ES, Dr. Celso Murad, o conselheiro Dr. Paulo Gouvêa, o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Nésio Fernandes, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, ficou definida a vacinação dos médicos, com 60 anos ou mais, que atendem em consultórios, clínicas e que não tenham sido vacinados nos hospitais.

O pedido foi feito pelo CRM-ES e prontamente aceito pelos representantes da Sesa, que concordaram com a exposição de motivos (veja abaixo). A imunização para quem mora na Grande Vitória será feita na sede do Conselho, já os que moram no interior do estado serão vacinados em data a ser divulgada pelo Município, nas unidades de saúde da região onde residem.

REQUISITOS PARA SER VACINADO NO CRM-ES

• Ter 60 anos de idade ou mais
  • Estar regularmente inscrito no CRM-ES
  • Não ter sido imunizado contra Covid-19
  • Estar prestando atendimento em consultório ou clínica, ou realizando apenas teleatendimento, ou ainda, estar com o consultório temporariamente fechado devido a pandemia.
  • Ter realizado o cadastramento disponibilizado pelo CRM-ES

LINK PARA CADASTRAMENTO

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS APRESENTADA À SESA

O CRM-ES entente ser necessária a vacinação dos médicos (com 60 anos de idade ou mais) que atendem em consultórios e clínicas particulares pelo fato de:

• Serem a chamada porta de entrada para o atendimento no sistema de saúde.
  • Estarem à frente do atendimento primário nas unidades privadas.
  • Serem os profissionais que dão a primeira atenção e mantém contato direto com o paciente, mesmo que ainda assintomático, e assim, atenderem pessoas contaminadas com Covid-19 deste o início da instalação do processo infeccioso.
  • Poderem dar toda a atenção no consultório, local onde o paciente se sente mais protegido, evitando o adiamento de consultas e o consequente agravamento do quadro clínico.
  • Prestarem atendimento nas mais variadas especialidades médicas, principalmente as doenças crônico degenerativas, oncológicas, endócrinas, vasculares que necessitam atendimento continuado e vigilância estreita em sua evolução; podendo, dessa forma, serem controladas, reduzindo de forma substancial a necessidade de ocupação de leitos hospitalares e diminuindo a demanda por cuidados intensivos.

Reunião 1

Registro feito após reunião que firmou o acordo para vacinação no CRM-ES