O “Fórum sobre a Maconha – causas, consequências e prevenção”, realizado nos dias 28 e 29 de março, na sede do CFM, em Brasília, contou com a participação da vice-presidente do CRM-ES, Telma Pimenta.
Entre os temas debatidos, o professor titular da Faculdade de Medicina da USP, Valentim Gentil Filho, relatou sua experiência no tratamento de pessoas que tiveram a esquizofrenia desencadeada a partir do uso da maconha. “Pesquisas científicas mostram que, pelo menos, 12% dos casos de esquizofrenia são desencadeados pelo uso da maconha”, explicou ele.
Na palestra “A maconha causa dependência?”, a conclusão foi de que, assim como outras drogas, a maconha produz dependência e prejudica o indivíduo e a sociedade. E o impacto do consumo, informou o psiquiatra Carlos Salgado, que também participou dos debates sobre o tema, é de que não é possível o consumo controlado.
O 1º vice-presidente do CFM e coordenador da Comissão para o Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas, Mauro Ribeiro, disse acreditar que os debates realizados nos dois dias do Fórum irão nortear a posição do CFM sobre o uso medicinal da maconha.