A Comissão de Segurança do CRM-ES deve ser formalizada, oficialmente, no próximo dia 26, com a aprovação em plenário pelos conselheiros de uma resolução criada para esse fim. Na reunião do último dia 20, a primeira do grupo de trabalho que terá a incumbência de discutir alternativas para melhorar a segurança de médicos e de todos os profissionais de saúde, além da população que frequenta as unidades públicas, foi definido que as organizações terão de indicar representantes para acompanhar os trabalhos.

Participam da Comissão, além do CRM-ES, que propôs sua criação, o Simes (Sindicato dos Médicos do Espírito Santo), a Ames (Associação Médica Capixaba), os conselhos de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) e dos Advogados (OAB-ES), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Assembleia Legislativa. Representantes de todas essas organizações estiveram presentes à reunião. O presidente do CRM-ES, Carlos Magno Pretti Dalapicola, disse que convidará, também, a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), para fazer parte dessa Comissão. A próxima reunião deve ocorrer no início de julho.

“É importante que a Amunes participe das discussões porque uma boa parte das unidades de saúde estão sob gestão dos municípios”, explica Dalapicola. O presidente ressaltou, durante a reunião do dia 20, que espera que a Comissão desenvolva um trabalho proativo, que busque, de fato, alternativas viáveis para resolver ou minimizar as agressões aos médicos e aos profissionais de saúde em geral, que ocorrem com cada vez mais frequência.

“Não podemos deixar passar a oportunidade de discutir medidas que podem minimizar o problema”, lembra Dalapicola. O subsecretário de Integração Institucional da Sesp, Sérgio Almeida de Mello, que participou do encontro, mostrou-se receptivo ao trabalho e garantiu a participação do Governo do Estado nas discussões e na busca por solução para esse problema, que afeta profissionais e a população.

Reunião da Comissão de Segurança do CRMES