O Conselho de Medicina realizou ontem (dia 27) a primeira cerimônia de jubilamento dos médicos capixabas em 2021. A homenagem aos médicos que completaram 70 anos foi no Auditória da Autarquia, respeitando toda as normas sanitárias. Outras duas solenidades de jubilamento serão realizadas, amanhã (29) e no próximo dia 4 de outubro.

O presidente do Conselho, Dr. Fabrício Otávio Gaburro Teixeira, abriu a solenidade, dizendo que nunca tinha falado para uma plateia tão ilustre, formada por ex-professores e colegas mais experientes. “Vocês são os nossos exemplos de amor pela Medicina.”

Dr. Fabrício Gaburro, para demonstrar a importância dos médicos mais experientes, ainda citou um trecho de uma carta que Isaac Newton mandou a um amigo, no Século XVII. “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”.

Entre os jubilados da noite, o Dr. Carlos Marconi Pazolini falou pelo grupo, agradeceu a homenagem do Conselho e a oportunidade de rever os colegas, especialmente em boas condições de saúde, e lembrou as adaptações necessárias para se manter um profissional ativo. “São tempos muito diferentes da Medicina. Todos nós temos de fazer um esforço para acompanhar o desenvolvimento tecnológico.”

O cirurgião geral Dr. Antônio Carlos Lugon Ferreira, um dos homenageados da noite, também agradeceu pela homenagem recebida e falou dos bons momentos da profissão, dirigindo-se aos médicos mais jovens: “A satisfação é cumprir a nossa tarefa”. A eles lembrou da importância de ouvir, de examinar e de estar próximo do paciente.

O cardiologista intensivista Dr. Roberto de Almeida César fez coro com o colega. “Os médicos mais jovens precisam manter o contato com o paciente.” Para ele, a profissão sempre foi uma fonte de prazer nos 45 anos de formado até aqui.

A pediatra Dra. Élida Maria Aparecida disse do trabalho desbravador das médicas, já um pouco mais frequente nos seus tempos de universidade. “Éramos cerca de 30% da turma. Mas acho que hoje a maioria dos estudantes de Medicina é mulher”. No entanto, constata ela, os cargos de comando na Medicina, na sua maioria, ainda são masculinos. “Eu me sinto um espelho sim para as jovens médicas. Gosto de passar minhas experiências para elas.”

Outro dos homenageados da noite, o ortopedista Dr. Emídio Perim Júnior, conselheiro do CRM-ES, falou que a solenidade é uma grande chance de encontrar os colegas do passado, alguns deles que ele disse não ver há quase 50 anos. Para os médicos mais jovens, Dr. Emídio recomendou muita prudência no mundo atual. “Cuidado com o que você fala. O negócio mudou.”

Veja a lista dos jubilados

– Adroaldo Nobrega Fonseca

– Roberto de Almeida CésarÂÂÂÂ

Veja as fotos do evento