O Conselho de Medicina realizou ontem (dia 29) mais uma cerimônia de jubilamento dos médicos capixabas em 2021. A homenagem aos médicos que completaram 70 anos foi no Auditório da Autarquia, respeitando toda as normas sanitárias. Uma outra solenidade de jubilamento será realizada no próximo dia 4 de outubro.

O presidente do Conselho, Dr. Fabrício Otávio Gaburro Teixeira, recebeu os colegas mais experientes falando da honra de ser o anfitrião de um evento tão especial. “Vocês são exemplos de vida. A história e a dedicação dos senhores à Medicina pavimentaram e ainda preparam a estrada para as novas gerações de médicos”.

Dr. Fabrício Gaburro citou Bertolt Brecht para falar da relevância dos jubilados para a medicina capixaba. “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”

Entre os jubilados da noite, o ginecologista Dr. Henrique Zacharias Borges Filho falou em nome do grupo. “É muito importante estarmos aqui. Lutamos muito por essa profissão. Agradeço ao CRM-ES por lembrar da gente”. O proctologista Dr. Joubert de Almeida Esteves, que também falou durante a cerimônia, agradeceu também aos pais e aos familiares, que permitiram ao grupo ter uma boa carreira na medicina.

A pediatra Dra. Ismênia Paiva Faria, uma das jubiladas, falou da importância da dedicação à profissão e das mudanças da medicina ao longo da sua trajetória. “O pediatra era quem mais atendia em casa”, disse a médica, que acha faltar hoje um pouco mais da relação médico-paciente.

O oftalmologista Dr. João Carlos Mendonça Soares também falou da relação médico-paciente. “O meu CRM já é pai. Digo ao meu filho, que é um jovem médico, que medicina não se faz sem amor ao paciente.”

Para o gastroenterologista Dr. Reginaldo de Souza Baptista, os jovens também devem se preocupar em ter um inglês fluente, para acompanhar mais de perto ainda os estudos publicados e o desenvolvimento da Medicina.

Veja a lista dos jubilados

Eugênio Barbosa Júnior

Reginaldo de Souza Baptista

Silvernoque José dos Santos