O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) está negociando com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a vacinação de médicos(as) com 60 anos de idade ou mais, que moram na Grande Vitória e estejam em atividade no consultório ou temporariamente realizando apenas tele consulta, ou que ainda estejam com o consultório fechado devido à pandemia do novo coronavírus. Os que residem no interior, deverão ser imunizados em unidades de saúde da região onde trabalham.

Esse assunto foi discutido em reunião realizada no dia 28 de janeiro entre o Presidente do CRM-ES, Dr. Celso Murad, o conselheiro Dr. Paulo Gouvêa, o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Nésio Fernandes, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. O pedido do CRM-ES foi muito bem aceito pelos representantes da Sesa, que concordaram com a exposição de motivos feita pelo Conselho (veja abaixo).

A intenção é vacinar os médicos na Sede do CRM-ES. Para isso, foi encaminhada à Sesa, no dia 29 de janeiro, a listagem dos profissionais, com 60 anos de idade ou mais, registrados no Conselho como ativos, para que a Sesa faça o cruzamento de dados e verificar quem já recebeu vacina nos hospitais e informar ao Conselho sobre a viabilidade dessa imunização, o que inclui a disponibilidade de vacinas.

“Assim que o sinal verde for dado pela Sesa, iniciaremos o cadastramento online dos médicos. Somente quem se cadastrar poderá receber a vacina. Já estamos com o cadastro preparado e todo o material de divulgação pronto para ser lançado. Vamos divulgar no nosso site, no facebook e instagram do CRM-ES e também enviado por e-mail marketing aos médicos”, informa Dr. Celso Murad.

REQUISITOS PARA SER VACINADO NO CRM-ES

• Ter 60 anos de idade ou mais
  • Não ter sido imunizado contra Covid-19
  • Estar prestando atendimento em consultório ou clínica, ou realizando apenas teleatendimento, ou ainda, estar com o consultório temporariamente fechado devido a pandemia.
  • Ter preenchido o cadastro de imunização disponibilizado pelo CRM-ES.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS APRESENTADA À SESA

O CRM-ES entente ser necessária a vacinação dos médicos (com 60 anos de idade ou mais) que atendem em consultórios e clínicas particulares pelo fato de:

• Serem a chamada porta de entrada para o atendimento no sistema de saúde.
  • Estarem à frente do atendimento primário nas unidades privadas.
  • Serem os profissionais que dão a primeira atenção e mantém contato direto com o paciente, mesmo que ainda assintomático, e assim, atenderem pessoas contaminadas com Covid-19 deste o início da instalação do processo infeccioso.
  • Poderem dar toda a atenção no consultório, local onde o paciente se sente mais protegido, evitando o adiamento de consultas e o consequente agravamento do quadro clínico.
  • Prestarem atendimento nas mais variadas especialidades médicas, principalmente as doenças crônico degenerativas, oncológicas, endócrinas, vasculares que necessitam atendimento continuado e vigilância estreita em sua evolução; podendo, dessa forma, serem controladas, reduzindo de forma substancial a necessidade de ocupação de leitos hospitalares e diminuindo a demanda por cuidados intensivos.

Reunião Vacina Sesa

Registro feito após reunião que debateu vacinação no CRM-ES