O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) está oferecendo, gratuitamente, cursos de urgência e emergência para os médicos que não possuem residência médica e que trabalham em pronto atendimento (PA), em unidades de pronto atendimento (UPA) e em pronto socorro (PS) da Grande Vitória.

O objetivo é aprimorar a capacitação dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento emergencial. Os cursos são de dois dias e realizados no Hospital Unimed (antigo Cias), com certificação pela Faculdade Unimed.

A primeira turma começou hoje, dia 15/12, com conclusão o curso amanhã, 16/12. A abertura oficial foi realizada às 12h30, pelo presidente do CRM-ES, Carlos Magno Pretti Dalapicola, juntamente com o diretor Técnico do Hospital, Jailson Tótola; o diretor da Federação Unimed e Faculdade Unimed, Ary Célio de Oliveira; e os instrutores do curso Maria Aparecida Braga e Paulo Roberto Carreiro.

São oferecidas 38 vagas por turma. Nos primeiros dias de inscrição para essa primeira turma as vagas se esgotaram. As próximas datas estão em fase de definição e, em breve, serão divulgadas. Todas as aulas serão proferidas por professores com, no mínimo, mestrado em Urgência e Emergência. A certificação do curso é da Faculdade Unimed.

Na abertura do curso, o presidente do CRM-ES ressaltou que o objetivo do Conselho é aprimorar o conhecimento do médico que não possui especialização e atua nas unidades de pronto atendimento.

Em cada curso serão oferecidos os seguintes módulos por turma:

• Sistematização do Atendimento à Urgência e Emergência
  •   Time de Resposta Rápida à Ressuscitação Cardiopulmonar e DEA
  •  Via Aérea Básica-Avançada-Difícil
  • Emergências Cardiológicas
  •  Síndrome Coronariana Aguda e AVC
  •  Atendimento Integral ao Trauma
  •  Campanha de Sobrevivência à Sepse.