O Relatório de Gestão do Exercício de 2021 já pode ser acessado pelos interessados em acompanhar todas as informações sobre o CRM-ES. O documento foi apresentado e aprovado por unanimidade durante a Assembleia Geral realizada no último dia 22 de fevereiro.

Clique, para ver o Relatório 2021

O presidente do CRM-ES, Dr. Fabrício Gaburro, abre o documento citando as muitas dificuldades dos dois últimos anos e também as conquistas. “Cada médico e cada profissional que atua na área de saúde sai deste período extenuado, mas certo de ter cumprido a sua função com a nobreza que o momento exigia. Não vamos esquecer nunca dos colegas que acabaram perdendo a vida para a Covid-19 e nem deixar de lamentar tantas outras vidas perdidas, mas fechamos 2021 com muito mais esperança de ultrapassar este momento.”

Entre as muitas conquistas de 2021, apesar do quadro da pandemia, o Relatório destaca a ampliação do Programa de Educação Médica Continuada (PEC), para aumentar os canais de atualização do médico capixaba, e da abrangência da fiscalização, em prol das melhorias de trabalho para o médico e de atendimento para a sociedade.

Além disso, no final de 2021, o Conselho de Medicina, em conjunto com o CFM, ofereceu um serviço dos mais úteis aos médicos, o Certificado Digital gratuito, e criou uma Nova Plataforma de Prescrição Eletrônica. Os dois casos facilitam muito a vida dos médicos que atuam no Estado. Nesse mesmo mês, foi lançado um novo site, mais bonito, moderno e ágil, para tornar ainda mais desburocratizado os serviços prestados ao médico pelo CRM-ES.

Hoje, por meio do CRM Virtual, o Conselho oferece mais de 50 serviços cartoriais, bem como o Certificado Digital e a Nova Plataforma de Prescrição Eletrônica.

Investimento pelo médico capixaba

FISCALIZAÇÃO – A fiscalização foi intensificada em 2021, com ações voltadas para a regularização das condições de trabalho médico e do atendimento à população capixaba. Foram realizadas 939 vistorias em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) no Estado, com aumento de 88,18%, em relação a 2020, e de 52,4%, em relação a 2019, quando ainda não havia a pandemia da Covid-19.

EDUCAÇÃO CONTINUADA – O Conselho aumentou significativamente o investimento na capacitação e atualização médicas. Por meio de licitação, contratou 16 Cursos de Atualização em Urgência e Emergência, nas áreas Adulto, Pediátrico, Ginecologia e Obstetrícia e Trauma, contemplando 320 médicos em 2021. Promoveu ainda vários módulos de palestras no interior do Estado e de julgamentos simulados, além de Fóruns, Webinars, Seminários, Podcasts e Videoaulas.