O Pronto-Atendimento (PA) de Alto Laje, em Cariacica, município da Grande Vitória, deverá receber mais 22 médicos nos próximos dias. O secretário de Saúde de Cariacica, Marcelo Machado, informou que as contratações começaram no dia 18 de abril (segunda-feira) e, em aproximadamente 20 dias úteis, novos clínicos gerais e pediatras começam a trabalhar no PA.

Essa decisão foi tomada após acordo feito com o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) logo após o episódio de tumulto ocorrido nesse mesmo PA, quando as entidades médicas capixabas (Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem e Associação Médica do Espírito Santo) protocolaram, na Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), pedido de escolta policial para os médicos conseguirem trabalhar no PA de Alto Laje.

A violência contra profissionais da saúde nessa unidade de atendimento chegou ao ponto de o Sindicato dos Médicos fechar temporariamente o PA, no dia 14 de abril, com escolta da Polícia Militar, devido à insegurança de uma profissional durante seu turno de trabalho.

“Após esse episódio, pedimos uma reunião de urgência com a Prefeitura e exigimos mudanças. Entramos em acordo e haverá contratação de médicos”, informa o presidente do CRM-ES, Carlos Magno Pretti Dalapicola.

Resposta do Governo do Estado

A ação das entidades médicas capixabas para garantir mais segurança dos médicos que atuam nas unidades públicas também levou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, a convocar reunião com os secretários municipais da Saúde da Grande Vitória e os representantes do CRM-ES, Sindicato dos Médicos e Associação Médica do Espírito Santo.

Nessa reunião, realizada dia 18 de abril, ficou esclarecida a necessidade de segurança policial para o médico e demais profissionais da saúde trabalhar e acordado que o próprio governo convocará uma nova reunião, incluindo a Secretaria de Segurança Pública, para definir a melhor ação a ser adotada.