Com os objetivos de exercitar a avaliação dos mais variados casos éticos e obter mais conhecimento para exercer a função judicante que o Conselho de Medicina exige, o CRM-ES realizou a 1ª Oficina Judicante, no dia 17 de outubro, no Auditório do próprio Conselho.

A intenção, informa o presidente do CRM-ES, Celso Murad, foi fazer com que os conselheiros avaliassem casos fictícios, mas baseados em fatos reais, em situações conflitantes que chegam a mostrar que o mesmo fundamento pode ser usado para absolver ou condenar uma pessoa.

“Esse tipo de oficina deixa nossos conselheiros mais seguros para avaliar sindicâncias e processos”, informa Murad.

Em novembro será realizada a 2ª Oficina Judicante, um exercício bem fundamentado, que proporciona debates acalorados e ricos em observações de normas, leis e costumes da sociedade atual.

As oficinas seguem as diretrizes das obras de Lon L. Fuller, sobre introdução prática às relações entre direito, moral e justiça. Fuller é professor de Jurisprudência da Harvard Law School.

Confira algumas imagens da 1ª Oficina Judicante do CRM-ES

oficina judicante - foto 2