A diretoria e os conselheiros do CRM-ES participaram, hoje (30), de uma reunião da Diretoria do CFM com o Plenário do Conselho de Medicina do Espírito Santo. Com a presença do presidente do CFM, Dr. Hiran Gallo, e de conselheiros federais, os representantes capixabas apresentaram uma pauta de reivindicação, com temas como a fiscalização de Mutirões de Procedimentos Médicos Eletivos.

O tema é uma grande preocupação do CRM-ES, que apresentou a questão e ouviu dos representantes do CFM para que sigam as resoluções que tratam da segurança desses mutirões com rigor. A fiscalização estadual será ampliada, para cobrar uma infraestrutura necessária e para exigir que todos os médicos que atuaem nesses procedimentos tenham registro no Espírito Santo, para garantir a assistência adequada à população.

Respeito ao sigilo profissional

Durante a reunião, foi discutida também a nota emitida pelo Conselho Federal de Medicina cobrando respeito à autonomia e ao sigilo médicos e aos contratos firmados entre planos de saúde e médicos, estabelecimentos assistenciais médicos e pacientes. Dentro do tema, tratou-se da exigência de preenchimento de formulário para solicitação de exames, que está sendo feita por uma das grandes operadoras de saúde do país, o relacionamento entre plano de saúde/médicos cooperados e pacientes, e a necessidade de normatização/regulamentação dos procedimentos de auditorias/glosas dos planos de saúde.

Desconto da anuidade para empresas

Os conselheiros do Estado apresentaram, durante a reunião, uma reivindicação para que seja ampliada as regras para a concessão de desconto de 80% da anuidade a um maior número de empresas médicas. Segundo o presidente do CFM, Dr. Hiran Gallo, já houve uma grande evolução na resolução que trata desses descontos, mas “é possível evoluir mais”.

Reforma da sede do CRM-ES

A Plenária do CRM-ES também pediu mais apoio financeiro do Federal para a reforma da sede do Conselho de Medicina no Espírito Santo. O CFM já tem reserva para financiar uma parte das obras, mas analisará o projeto e a possibilidade de aumentar os recursos, conforme o presidente do Conselho Federal.