A Direção do CRM-ES reuniu-se nesta terça-feira (dia 11) com os estudantes envolvidos e a escola de medicina onde estudam para discutir as questões éticas que envolvem as fotos veiculadas nas redes sociais nos últimos dias. O post, que mostra um grupo de estudantes trajando jalecos brancos, com as calças arriadas, fazendo gestos inapropriados e usando palavras (no texto) de baixo calão, gerou indignação no Conselho de Medicina.

Desde que teve conhecimento do fato, o CRM-ES adotou todas as medidas que estão em sua alçada, como alertar sobre o flagrante desrespeito à ética médica e cobrar da instituição de ensino uma penalidade, compatível com a gravidade do ocorrido, para todos os estudantes envolvidos.

Se os alunos já fossem médicos, mesmo que recém-formados, caberia ao CRM-ES abrir sindicância e, confirmado indícios de infração do Código de Ética Médica, um consequente Processo Ético Profissional, cuja punição varia de advertência à cassação do registro profissional.

Na reunião ocorrida no último dia 11, os alunos justificaram o ato como uma brincadeira irresponsável, tomada sem tempo de reflexão, mas pela qual não tinham a intenção de ofender mulheres, médicos e médicas. A faculdade, por sua vez, comunicou que adotará as medidas cabíveis, de acordo com o seu regimento interno, para aplicar punição compatível com ocorrido.

O CRM-ES tem adotado ações administrativas, por meio de palestras, para orientar médicos e estudantes sobre a ética profissional. Durante o ano, conselheiros vão às faculdades para alertar sobre a importância da boa postura profissional e, inclusive, realizam julgamentos simulados para mostrar aos recém-formados e futuros médicos a importância da boa prática médica e as ações do Conselho de Medicina.