A infeliz tentativa de apoiar colegas do curso de Medicina envolvidos em foto polêmica há poucos dias, por parte de alunos do mesmo curso, mas de uma outra instituição de ensino do Espírito Santo, reforçaram o desrespeito à ética profissional, à instituição de ensino, à classe médica e às mulheres. O caso está sendo tratado pelo CRM-ES da mesma forma como o anterior. O presidente do CRM-ES, Carlos Magno Pretti Dalapicola, já entrou em contato com a coordenação do curso solicitando providências enérgicas contra os estudantes envolvidos e uma reunião entre a faculdade, a Diretoria do Conselho e os alunos será agendada para os próximos dias.

O CRM-ES reafirma que se os envolvidos fossem médicos, mesmo que recém-formados, caberia ao Conselho abrir sindicância e, confirmado indícios de infração do Código de Ética Médica, haveria um consequente Processo Ético Profissional, cuja punição varia de advertência à cassação do registro de médico.

Aulas de Ética Médica fazem parte da grade do curso de Medicina e, mesmo assim, o CRM-ES tem adotado ações administrativas, por meio de palestras, para orientar médicos e estudantes sobre a ética profissional. Durante o ano, conselheiros vão às faculdades para alertar sobre a importância da boa postura profissional e, inclusive, realizam julgamentos simulados para mostrar aos recém-formados e futuros médicos a importância da boa prática médica e as ações do Conselho de Medicina.