O CRM-ES esclarece que desde novembro de 2013 não publica em seu site matérias veiculadas nos telejornais e nos jornais locais e nacionais, em respeito aos veículos de comunicação que alegavam quebra do direito de propriedade intelectual.
Apesar de o CRM-ES citar a fonte da informação, mostrando a origem da notícia, a prática do chamado “clipping” foi questionada nacionalmente pelos principais veículos de comunicação do país, gerando notificação às empresas de “clippagem” e, consequentemente, a suspensão dessa prática por obrigação legal.
No dia 12/02/14, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicou o que segue abaixo, reafirmando a correta decisão deste Conselho.
“O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informa que as atividades do clipping, disponibilizado diariamente, serão encerradas a partir da próxima quarta-feira (12), em virtude de notificações dos principais veículos de imprensa cujo cumprimento é uma obrigação legal. Agradecemos a todos que utilizavam o nosso serviço.“