É com pesar que o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) comunica o falecimento do colega médico e ex-conselheiro regional e federal, Ricardo José Baptista, ocorrido na noite de ontem (12/11), em Vitória. O sepultamento será na cidade de Vargem Alta, às 14 horas.

Nascido no dia 21 de novembro de 1950, em Cachoeiro de Itapemirim, Ricardo José Baptista foi conselheiro do CRM-ES nas gestões de 1998 – 2003 e de 2003 – 2008, ocupando nessa última gestão, o cargo de Subcorregedor. Também atuou na defesa da classe médica em âmbito nacional, como Conselheiro Federal, na gestão 1999 – 2004, sendo reeleito para o mandato seguinte (2004 – 2009).

Formado em medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), no ano de 1976, escolheu como especialidade médica a Cirurgia Plástica Estética e Reparadora.

O início de sua carreira como representante da classe médica foi no ano de 1994, ocasião em que foi eleito Secretário-Geral do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), denominação dada na época ao cargo de Presidente, sendo reeleito no ano de 1997 e permanecendo no comando do Sindicato até de 1999.

Entre outras funções relevantes realizadas em benefício da classe médica capixaba, foi membro fundador e Secretário da Sociedade Brasileira de Queimaduras, sócio fundador da Cooperativa de Cirurgiões Plásticos do Espírito Santo (Cooplastes), autor da cartilha “Como Prevenir as Queimaduras” e colaborador no livro “Queimaduras”, da editora Revinter, 1995, com o tema “Prevenção”.

Atualmente Ricardo José Baptista dedicava-se exclusivamente à função de cirurgião plástico no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória. Função que passou a ocupar em agosto de 1982 e que o levou ao cargo de Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados desse mesmo hospital.

ricardo-jose-batista