Um grupo de estudo composto por cinco conselheiros federais representantes do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Brasília foi formado ontem (14/2), em decisão Plenária no Conselho Federal de Medicina (CFM), para analisar todas as propostas de alteração da Resolução da Telemedicina que estão sendo apresentadas pela classe médica. O presidente do CRM-ES, Celso Murad, é o representante capixaba desse grupo.

Outras importantes decisões tomadas na Sessão Plenária, que ocupou dois dias de debates, foram:

• Ampliado o prazo para que a Resolução CFM nº 2.227/18 entre em vigor. A partir de agora, o prazo será estendido até que a medida seja amplamente revisada e novamente aprovada em Sessão Plenária do CFM.
  • Debate das propostas de alteração da Resolução no Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, em Recife. O encontro será de 3 a 5 de abril e um desses dias será dedicado à Telemedicina.
  • Reunião dos presidentes dos CRMs, a ser marcada após o encontro de Recife, para finalizar o novo texto da Resolução, que deverá ser aprovada em Sessão Planária do CFM, e definição de novo prazo para que entre em vigor.

O CFM, por meio de plataforma online ( https://sistemas.cfm.org.br/consultatelemedicina/ ), já está recebendo propostas da categoria médica, mas alguns regionais estão realizando debates para também discutir o assunto.

O CRM-ES realizará um fórum em Vitória para discutir amplamente com a classe médica capixaba as alterações necessárias à Resolução da Telemedicina para, então, levar as propostas para o Encontro de Recife. A data do fórum será definida nos próximos dias.