O Conselho de Medicina realizou ontem (dia 16 de março), no seu Auditório, mais uma sessão de jubilamento dos médicos capixabas que completaram 70 anos em 2022. Ao todo, 26 médicos foram homenageados. Mais uma solenidade de jubilamento será realizada, no dia 21 de março, para comemorar a trajetória profissional dos médicos mais experientes.

A cerimônia de Jubilamento foi conduzida pelo presidente do Conselho, Dr. Fabrício Otávio Gaburro Teixeira, com participação na mesa do primeiro secretário do CRM-ES, Dr. Maurício Pires Anastacio.

Dr. Fabrício Gaburro falou da sua emoção em encontrar os médicos que ajudaram a abrir as portas da Medicina para a sua geração. “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes”, disse, citando Isaac Newton. “Muito obrigado, em meu nome, em nome do CRM-ES e das novas gerações de médicos.”

Um dos oradores da turma de jubilados, o ginecologista e obstetra Dr. Rogério Bermudes de Souza, pediu um minuto de silêncio pelos colegas mortos, especialmente durante a pandemia da Covid-19, e homenageou a cada um dos presentes pedindo que ficassem de pé e se identificassem. Ele falou ainda da emoção de ser um profissional da saúde: “Quando escolhemos fazer medicina, sabíamos que nunca deixaríamos de ser médicos”.

Outro orador da turma dos jubilados foi o conselheiro e cirurgião pediátrico, Dr. Paulo César Miranda Smith. Ele citou, como homenagem, os profissionais que aturam e ajudaram a transformar o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória na referência que é hoje, especialmente para os médicos que atuam na sua área.

Importância do Conselho

O pediatra e ex-conselheiro do CRM-ES, Dr. Luiz Carlos Batista do Nascimento, um dos homenageados, falou sobre a importância do Conselho de Medicina. “Todo médico devia passar um tempo como conselheiro para entender melhor a sua importância.” Ele elogiou o trabalho feito pelos conselheiros e, especialmente, fez menção às ações de orientação, que acabavam evitando que denúncias infundadas ou mal esclarecidas, virem processos éticos. Além disso, agradeceu a homenagem do Conselho aos septuagenários da Medicina.

Outro ex-conselheiro do CRM-ES no grupo dos jubilados, o cirurgião-geral e coloproctologista, Dr. Luciano Pinto Nogueira Gama, disse que a homenagem do Conselho é muito importante, principalmente no caso dele, que é de uma família de médicos. O avô (Dr. José Augusto Monteiro Nogueira Gama), o pai (Dr. Alceu Braga Monteiro Nogueira da Gama) e tios de Dr. Luciano eram médicos. A mulher (Dra. Eliane Nogueira Gama) e o filho (Dr. Pedro Luciano Nogueira da Gama) também são médicos. “Meu filho, inclusive, segue os passos do bisavô, que é considerado o pai da cirurgia plástica no Brasil”, disse.

Aos novos colegas

O médico do trabalho Dr. José Eduardo Pissinati, também jubilado, aproveitou para dirigir uma mensagem aos jovens colegas que iniciam suas carreiras com boas especializações, muito bem preparados na sua área de atuação. “Desenvolvam um olhar mais geral para a Medicina.”

A sanitarista e epidemiologista Dra. Maria Auxiliadora Fiorillo Mariani, entre os homenageados da noite, falou, pela experiência adquirida ao longo dos seus anos, que a questão fundamental para alterar as mazelas da saúde no Brasil é atuar para reduzir as desigualdades. “O problema da saúde pública é mais social do que a doença em si.”

Os jubilados

ELIZABETH TANNURE SILVA