O CRM-ES entregou hoje (21 de julho) carteiras e identidades médicas a mais 37 médicos recém-formados pela Multivix (34 deles), Centro Universitário de Belo Horizonte, Emescam e UVV, em solenidade realizada no Auditório do Conselho.
O presidente do CRM-ES, Dr. Fernando Tonelli, recepcionou os novos colegas e fez uma apresentação sobre as funções do Conselho de Medicina: fiscalização, cartorial, judicante, produção de resoluções e pareceres e educação médica continuada. Durante o evento, o presidente destacou a preocupação do CRM-ES com temas como condições de trabalho, violência contra o médico e combate aos falsos médicos, que colocam em risco a segurança do médico e da população.
Para que as ações do CRM-ES sejam mais efetivas, Dr. Fernando Tonelli alertou aos colegas que é preciso denunciar as más condições de trabalho, os casos de violência contra o médico e atuação dos falsos médicos, especialmente “quando receberem pacientes que chegam com sequelas provocadas por esses falsos profissionais”.
Para que todo esse trabalho seja ainda mais efetivo, o CRM-ES fechou uma parceria com o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) para ações conjuntas que visam defender melhores condições de trabalho para o médico e pela preocupação comum, especialmente, em função da terceirização das gestões de unidades de saúde, como os PAs e a precarização do atendimento à população.
O presidente do Simes, Dr. Otto Baptista, também participou da solenidade, ressaltando a importância da ação conjunta com o CRM-ES. Dr. Otto destacou questões que envolvem a segurança do médico e as condições de trabalho. “Estamos vendo situações precárias de trabalho, especialmente nos primeiros anos de formado. Além do papel jurídico, o Simes vai ajudar a negociar questões salariais. Existem pisos regional e nacional para a remuneração dos médicos”, explicou.
“O Simes e o CRM-ES estão aqui para defender vocês!”, finalizou o presidente do Sindicato.