Os médicos dos municípios e cidades próximas a Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Vitória participaram, neste mês de maio, de cinco novos módulos do Programa de Educação Médica Continuada (PEC), o que incluiu dois Julgamentos Simulados.

O objetivo, segundo o presidente do CRM-ES, Carlos Magno Pretti Dalapicola, é levar aos profissionais informações atualizadas sobre temas de interesse do próprio médico – já que são eles que indicam os assuntos a serem abordados nesses eventos – e também esclarecer sobre os trâmites do Tribunal de Ética e a forma como são realizados os julgamentos éticos.

Na oportunidade, o próprio Presidente do Conselho aborda a conduta ética do médico e ressalta a importância da atenção ao Código de Ética Médica, fundamental para o bom entendimento entre o médico e seus pacientes.

No dia 11 foi realizado o Módulo 8, no auditório do Hospital Apóstolo Pedro, em Mimoso do Sul. O Módulo seguinte foi no Auditório do próprio Conselho de Medicina, em Vitória, dia 17 de maio. No dia 18 foi a vez dos médicos da região de Cachoeiro de Itapemirim, com o PEC realizado no Auditório do Hospital Evangélico. No dia 21 foi feito um Julgamento Simulado, no Campus da Unesc, em Colativa, e, no último dia 28, um novo Julgamento foi realizado na Ufes.

Dalapicola reforça que tanto as palestras do PEC quanto os Julgamentos Simulados ajudam bastante na atualização profissional, como também na atenção com o paciente e no registro detalhado do atendimento nos prontuários médicos, o que vai proteger o profissional em eventuais questionamentos. “Estamos agindo na prevenção, na orientação profissional”, finaliza o Presidente do CRM-ES.

PEC em Mimoso do Sul

PEC em Vitória