Mais um caso de violência ocorreu, na manhã desta quarta-feira (27), em uma unidade de saúde pública do Estado. Dessta vez no Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus. Um paciente entrou em luta corporal com um segurança da unidade, conseguiu tirar sua arma e deu tiros para o chão. Logo depois, foi detido.
O CRM-ES vem alertando e acompanhando casos que são denunciados ao Conselho, pedindo providências aos gestores públicos e levando cada notícia de agressão às direções dessas unidades, secretarias de saúde responsáveis e Ministério Público, cobrando medidas efetivas para garantir a segurança do médico.
Até agora, infelizmente, as medidas adotadas são apenas para garantir a segurança patrimonial dessas unidades. E a segurança patrimonial não está preparada para atuar no resguardo à vida de profissionais que atuam e das pessoas que buscam atendimento nesses estabelecimentos.
Quantos casos mais terão de acontecer até que as autoridades tomem medidas efetivas para garantir a segurança de todos?
DENUNCIE
Este é apenas um dos tantos casos que ocorrem nas unidades de saúde do Estado, sem que se tenha uma resposta efetiva das autoridades públicas para resolver ou minimizar o problema.
Vamos, mais uma vez, cobrar providências dos gestores e do Ministério Público e continuar nosso trabalho para garantir mais segurança para médicos e pacientes.
Se você, doutor, foi vítima de agressões verbais, morais ou físicas, ou se presenciou alguma delas, no seu local de trabalho, por favor, depois de registrar o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, encaminhe a denúncia para a COMISSÃO DE SEGURANÇA E DEFESA DO MÉDICO DO CRM-ES, pelo e-mail protocolo@crmes.org.br ou use o canal de denúncias por meio do site crmes.org.br, aba FALE CONOSCO / Médicos Vítimas de Violência. Estamos cobrando respostas dos gestores para cada caso que chega ao Conselho.