O Conselho de Medicina realizou ontem (dia 14 de março), no seu Auditório, a primeira sessão de jubilamento dos médicos capixabas que completaram 70 anos em 2022. Ao todo, 38 médicos foram homenageados. Outras duas solenidades de jubilamento homenageiam os colegas mais experientes ainda neste mês de março – amanhã (16) e no dia 21.

O presidente do Conselho, Dr. Fabrício Otávio Gaburro Teixeira, presidiu a cerimônia de jubilamento e agradeceu aos colegas mais experientes por pavimentar o duro caminho da Medicina no Espírito Santo para a geração dele e dos médicos mais jovens. “Nosso reconhecimento aos senhores é uma obrigação. Os senhores tiveram a generosidade de percorrer a estrada e tornar esse caminho mais fácil para os médicos mais jovens.”

Compuseram a mesa, com o Dr. Fabrício Gaburro, o primeiro secretário do CRM-ES, Dr. Maurício Pires Anastacio, e o Dr. José Guilherme Marques Coelho de Medeiros Cazelli, filho um dos homenageados da noite. Dr. José Guilherme fez uma homenagem ao pai, Dr. Deverson de Medeiros Cazelli, falando do legado e do exemplo que ele deixou para a família: “Sei como a trajetória é difícil. Você é um grande orgulho para mim.”

O orador da turma de jubilados, Dr. João Evangelista Teixeira Lima, falou do seu caso especial, quando decidiu que seria médico, para homenagear a todos os colegas pelo amor à profissão. “Eu tinha dez anos, sofri um choque anafilático e quando acordei, no hospital, vi um anjo todo de branco. Nesse dia, decidi que seria médico.”

Uma das homenageadas da noite, a psiquiatra Dra. Emília Helena da Silva Frizeira falou da sua experiência na faculdade de Medicina nos inícios dos anos de 1970. “Já fui de uma turma que tinham um número maior de mulheres, todas muito bem tratadas pelos colegas homens”, ressaltou.

Como parte das médicas que desbravaram o caminho para as colegas mais jovens, hoje maioria entre os recém-formados em Medicina, ela deu apenas um conselho às novas médicas: “Vocês podem ser o que quiserem”.

Ela disse estar muito feliz por ter chegado aos 70 anos e receber a homenagem. “Foram tempos difíceis, de pandemia”, lembrou dos colegas que acabaram perdendo a vida para a Covid-19.

Outro homenageado da noite, o pediatra e cancerologista pediátrico, Dr. Carlos Magno Bortolini, disse que a homenagem é muito representativa. Como ex-conselheiro e conhecer do trabalho e da estrutura do CRM-ES, Dr. Bortolini alertou aos colegas, especialmente aos mais jovens, para a importância de uma boa comunicação entre o médico e o paciente e os familiares dele.

“Muitas das denúncias que chegam ao Conselho contra o médico têm relação direta com a falta de uma boa comunicação”, explicou. Para Dr. Carlos Magno Bortolini, é muto importante que o médico tenha serenidade nessa relação com o paciente e os parentes dele.

Ele elogiou os conselheiros por fazerem bem o trabalho de avaliação desses casos e de outras denúncias, evitando que, na maioria das vezes, injustiças contra o médico aconteçam. Os casos reais de infração ética são a imensa minoria, disse o pediatra.

Os jubilados

ADEMIR MIRANDA