A última turma dos médicos jubilados pelo CRM-ES neste ano foi homenageada nesta quarta-feira, dia 26/10, em cerimônia realizada no Auditório do Conselho. Sessenta médicos, que completaram ou passaram dos 70 anos, receberam um diploma pelo reconhecimento aos serviços prestados à medicina capixaba.

A cerimônia foi presidida pelo corregedor do Conselho, Thales Gouveia Limeira, que relacionou o evento ao movimento de reconhecimento do médico capixaba, conforme campanha realizada na mídia pelo Dia do Médico, que é comemorado em 18 de outubro. “Os senhores são do tempo que o médico ainda era respeitado”, desabafou o conselheiro.

O também conselheiro do CRM-ES, Ruy Lora Filho, coordenador de Fiscalização do Conselho, um dos jubilados nesta quarta, falou pela turma. Ele lembrou que os profissionais da sua geração tiveram o privilégio de acompanhar o acelerado progresso da medicina e disse do seu orgulho de fazer parte “desse time” e da importância da carreira que escolheram, pela capacidade de prolongar a vida e de minimizar o sofrimento das pessoas.

O ex-governador do Estado e ex-prefeito de Vitória, Vitor Buaiz, outro homenageado da noite, também falou da importância da profissão: “Somos privilegiados. Conseguimos assumir a nossa missão humanitária”.

Apesar da carreira política, Vitor Buaiz disse que sempre se sentiu mais médico do que agente político. Ele defendeu uma relação mais humana entre o profissional e o paciente e, encerrou, citando Madre Teresa de Calcutá: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”.

A crise crônica da Saúde

O ex-governador do Estado e ex-prefeito de Vitória, Vitor Buaiz, e o conselheiro do CRM-ES, Ruy Lora Filho, coordenador de Fiscalização do Conselho, homenageados na noite desta quarta-feira (dia 26), também falaram sobre a crise da saúde pública.

Para Vitor Buaiz, o problema é de gestão e começa na candidatura de pessoas para cargos públicos, em todos os níveis, sem estar preparado para essa função. Apesar do discurso recorrente da falta de recursos, ele acredita que a questão mais importante é mesmo de gestão. “Esses agentes, quando chegam ao poder, precisam fazer escolhas de assessores, secretários, ministros competentes para o cargo e não por apadrinhamento ou por amizade.”

O ex-governador também enfatizou a má distribuição de médicos pelas cidades brasileiras, prejudicando, em especial, os municípios do interior, a mudança de perfil dos hospitais filantrópicos, que antes tinham uma organização impecável, como a Santa Casa de Misericórdia de Vitória, e atendiam muito bem a população carente, e a quantidade excessiva de greves, que acabam prejudicando a população. Ele não se disse contra a greve, mas acha que elas precisam ser mais bem organizadas e que não podem sacrificar o povo. “A Medicina é, por excelência, um serviços humanitário.”

O coordenador de Fiscalização do CRM-ES, Ruy Lora Filho, disse que a situação da saúde pública é tão crítica que seria preciso uma grande concentração de forças, envolvendo vários atores e, principalmente, o Ministério Público, para tentar minimizar os problemas.
Ele acredita que o trabalho do CRM-ES precisa ter um respaldo maior nesse processo, para ter mais ressonância e surtir resultados mais práticos para a melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho para o médico. “Saúde é recurso e gerência. Sem isso, não muda nada.”

Os Jubilados do Dia 26/10

• OTAVIO ABREU XAVIER