Com o objetivo de esclarecer o médico e os estudantes de Medicina a respeito das ações do Tribunal de Ética, o que inclui a abertura de sindicâncias, processos éticos profissionais e a forma como são julgados os processos instaurados pelo Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo, a Diretoria do CRM-ES incluiu o “Julgamento Simulado” nos módulos do Programa de Educação Médica Continuada (PEC).
O objetivo, informa o Presidente do CRM-ES, Carlos Magno Pretti Dalapicola, é mostrar a transparência e, principalmente, esclarecer para os profissionais as atitudes que geram denúncias e como elas podem ser evitadas.
Nos julgamentos simulados, o médico participa das fases de julgamento e percebe a complexidade dos processos, além de receber previamente, esclarecimentos a respeito do Código de Ética Médica.
No dia 22 de setembro foi realizado, no Centro Universitário Espirito Santo (Unesc), em Colatina, um “Julgamento Simulado”. Organizada pela conselheira-coordenadora do PEC no CRM-ES, Viviane Oliveira Lisboa Tacla, essa ação movimentou a região e lotou o Auditório da instituição de ensino. Veja as fotos abaixo.