Os Médicos recém-formados nas escolas de medicina da Emescam, da Multivix e da Universidade de Itaúna (MG) receberam, em solenidade realizada no dia 5 de julho, no CRM-ES, as carteiras profissionais e as identidades médicas. O evento, separado em três sessões para evitar aglomeração, respeitando todas as normas sanitárias, contemplou 45 profissionais.

O Presidente do CRM-ES, Dr. Fabrício Otávio Gaburro Teixeira, abriu a solenidade agradecendo a presença e reconhecendo a importância dos pais para a formação dos jovens médicos. A mesa, somando as três sessões, foi composta pelo Secretário Geral, Dr. Ruy Lora Filho, e pelo segundo secretário, Dr. Mauricio Pires Anastacio, e pela conselheira, Dra. Adriana Botti de Araujo. Foram convidados a compor a mesa, também, os médicos Dr. Renato Pretti, Dra. Edilma Célia Toledo dos Santos, Dr. José Carlos Silva, Dra. Ana Lúcia Silva Campos, Dr. Álvaro Maurício de Oliveira Júnior, Dra. Elvia Pillar, Dra. Cristiane Saliba e Dra. Cristiane Lagneir. A jornalista Cileide Zanotti Duccini participou da mesa.

Em seu discurso para os novos colegas, Dr, Fabrício Gaburro lembrou que os recém-formados estão chegando ao mercado de trabalho no momento mais difícil da medicina na história mundial e que a profissão é um estilo de vida.

“Você será médico 24 horas por dia”, ressaltou o presidente do CRM-ES, que terminou sua saudação aos colegas mais jovens realçando o papel do Conselho de trabalhar em prol das melhores condições de trabalho para o médico capixaba. “O Conselho é a casa de vocês e estará sempre de portas abertas para recebê-los”, disse o presidente.

O Secretário Geral, Dr. Ruy Lora Filho, falou sobre as funções do Conselho de Medicina, entre elas a de defender a boa prática profissional, e sobre a importância do órgão como um aliado do médico. “É aqui que você terá proteção. O Conselho zela pela boa prática médica, pela ética e procura enaltecer a profissão.”

Já o segundo secretário, Dr. Maurício Pires Anastácio, destacou a importância do Conselho como um fomentador do processo de conhecimento, com o Programa de Educação Médica Continuada (PEC) e com cursos como os de Urgência e Emergência, em três versões: para atendimento a pacientes adultos, para pediatria e em ginecologia e obstetrícia.

A conselheira, Dra. Adriana Botte de Araújo, destacou o início da trajetória dos novos colegas. “Não tenham vergonha de pedir ajudar aos profissionais mais experientes”.

Entre os médicos convidados para compor a mesa, o Dr. José Carlos Silva, CRM-ES 199, avô de um dos recém-formados, lembrou a criação do Conselho de Medicina e sua trajetória profissional. “Tenho orgulho de tudo que recebi em troca (pelos 64 anos dedicados à medicina).” Filha de Dr. José Carlos, a Dra. Ana Lúcia pediu aos novos médicos que exerçam a profissão com gratidão. “Deus escolheu cada um de vocês para exercer a medicina”.

Já o Dr. Renato Pretti falou na importância do médico deixar um legado. “Tem de se relacionar bem com o paciente e respeitar a todos os outros colegas da Saúde.” Dra. Élvia Pillar pediu que os colegas lembrassem sempre de conduzir a carreira com humildade e bom senso, enquanto as doutoras Cristiane Saliba e Cristiane Lagnier pediram que os novos médicos tivessem atenção ao paciente e às relações com os colegas. “Crie uma elo com o paciente”, disse Dra. Cristiane Saliba. “Saiba escutar o paciente e nunca pare de estudar”, disse Dra. Cristiane Lagnier.

A jornalista Cileide Zanotti Duccini, prestadora de serviço ao CRM-ES e mãe de uma das novas médicas a receberem a carteira e identidade profissional, ressaltou a importância do cuidado com a comunicação nas mídias sociais. “Tenham sempre muito cuidado com o que vocês vão publicar. Agora, vocês carregam uma grande responsabilidade.”