Uma nova cerimônia de jubilamento foi realizada na quarta-feira, dia 19/10, no Auditório do CRM-ES, para homenagear os médicos que completaram 70 anos de idade. Este foi o terceiro evento do mês – o último será no dia 26. Na oportunidade, os médicos receberam um diploma comemorativo pelo tempo dedicado à medicina.

Desta vez, o presidente do Conselho, Carlos Magno Pretti Dalapicola, aproveitou a oportunidade para conclamar aos jubilados a participação no movimento que as entidades médicas estão fazendo em prol dos médicos e da sociedade capixaba. Elas lutam contra as péssimas condições de trabalho e de atendimento nas unidades de saúde pública.

“O CRM-ES, com essas cerimônias, homenageia os médicos pela vida dedicada, com ética e competência, à medicina”, ressaltou o Presidente, que aproveitou a oportunidade para pedir o apoio e a participação desses profissionais na luta por melhores condições de trabalho e por uma saúde pública com mais qualidade. Carlos Magno disse que gostaria de contar com um grupo dos médicos jubilados para tentar negociar diretamente com o governador Paulo Hartung alternativas para resolver ou minimizar os problemas da saúde no Espírito Santo.

Um dos médicos jubilados na cerimônia de ontem, o ex-presidente do CRM-ES na década de 1980 e que foi conselheiro por 25 anos, José Monteiro de Souza Netto, foi o orador da turma. Sua mensagem, além do sentido de congraçamento com os colegas da sua geração, foi crítico com as questões que envolvem a saúde pública. Para ele, os agentes públicos só lembram da saúde durante o período eleitoral. “Há um desprezo deles pela saúde. O paciente e o médico merecem respeito.”

Monteiro lembrou também da sua função desbravadora no Conselho. “Tivemos de construir o CRM, que era um órgão muito fechado. Abrimos as portas para o médico e para a sociedade e passamos a exercer, de fato, a nossa função reguladora da profissão.”

A médica Marisa Gonçalves Leal, outra homenageada da noite, falou da sua emoção com o jubilamento e com os seus 50 anos de carreira. “Eu fui da primeira turma da Faculdade de Medicina da Ufes. Quando eu formei tinham apenas quatro mulheres na minha turma.” Ela, que é cirurgiã pediátrica, faz parte de um grupo pequeno que abriu as portas para as mulheres na profissão. “Naquela época a mulher era destinada a cuidar da casa, dos filhos e do marido.”

O ginecologista e obstetra Rafael Mussiello também foi jubilado na noite do dia 19/10 e falou da evolução da medicina desde quando formou, há 47 anos. “A medicina de hoje é preocupante. Está mais difícil trabalhar, há muita pressão por parte da sociedade”, observa. Ele acha que o paciente não respeita mais o médico e diz, por exemplo, que na sua área, mudou para pior. “A gente tinha mais liberdade de trabalho. Hoje, não se pode nem colocar um soro na mulher na hora do parto.” Mussiello, no entanto, deixou claro que o aumento de partos naturais, hoje, é positivo, até porque o índice de cesarianas era muito alto no Brasil.

jubilamento 19 de outubro

Os Jubilados do dia 19 de outubro