Com o apoio de Lula, Arthur Chioro foi convidado nesta terça-feira (21) pela presidente Dilma Rousseff a ocupar o lugar de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde. O indicado é médico e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, do governo Luiz Marinho (PT). Para o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira, a mudança não trará novidades.

Em entrevista ao Jornal Brasil Econômico, ele disse que espera um aceno do ministro para estabelecer uma comunicação menos conflituosa com a categoria médica, mas acredita que Chioro vai continuar com as políticas Padilha.

“É claro que se tiver qualquer disposição de diálogo, não poderemos nos furtar, já que temos a nossa missão institucional. Tudo indica porém, que ele seguirá a linha de seu antecessor, contratando médicos do exterior enquanto deveria olhar para as condições de trabalho dos médicos brasileiros e focar no plano de carreira. Gostaríamos sim que houvesse alguma novidade nessa nova gestão, mas parece que será uma continuidade”. Ele ainda acrescentou que há rumores de uma visita próxima à Cuba, na programação do novo ministro.

Alexandre Padilha deixa o Ministério no final deste mês e Chioro terá a responsabilidade de administrar um orçamento de R$ 106 bilhões – 5,5 bilhões a mais que 2013 e o maior dentre todas as pastas do Governo Federal. Dilma deve oficializar os nomes da reforma ministerial quando retornar do exterior, na semana que vem.

Fonte: Brasil Econômico